O psiquiatra me passou venlafaxina 150 mg 1 comprimido pela manhã, e a reumatologista Venlija, não t

2 respostas
O psiquiatra me passou venlafaxina 150 mg 1 comprimido pela manhã, e a reumatologista Venlija, não tem perigo essa associação?
Tanto a venlafaxina quanto o Velija* ( se foi isto que você quis dizer, pois "Venlija" não conheço) são medicações duais, ou seja, de dupla ação: inibição da recaptura de serotonina E noradrenalina. Não fica muito clara a vantagem desta combinação, já que as ações são semelhantes, mas por vezes o profissional opta por algo em função de alguma característica especial do caso de seu paciente e muitas vezes o resultado é bom. Quanto ao perigo, não é provável, pois são drogas seguras, mas vai depender de características do paciente (jovem ou idoso, portador de algum fator de risco ou saudável etc.), das doses de remédio usadas,da velocidade da introdução das medicações e de outros eventuais fatores impossíveis de analisar somente com base nas informações que você forneceu. Você precisa confiar no seu psiquiatra. Se não tem segurança, peça uma opinião a outro, mas sempre presencialmente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia. Essa não me parece uma associação interessante. Ambos os medicamentos são inibidores seletivos de serotonina e noradrenalina. Uma conduta ao meu ver mais adequada seria - desde que necessário e é claro, avaliando fatores como idade, comorbidades e estado geral do paciente - proceder-se com um aumento gradual do primeiro medicamento já em uso considerando uma aproximação da dose máxima suportada e sua efetividade. Claro que os dados fornecidos não nos permitem tecer maiores observações. Portanto, eu o aconselharia a procurar seu psiquiatra lembrando - para finalizar - que em uma associação entre dois inibidores de serotonina há sempre um risco aumentado de se desenvolver síndrome serotoninergica o que representaria um quadro clínico muito indesejavel. Espero ter ajudado. Forte abraço... e não esqueça: procure sempre seu psiquiatra.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1087 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.