O psicopata sabe que é psicopata? Ele sabe que é desse jeito, mas diferente de nós, ele não admite q
2
respostas
O psicopata sabe que é psicopata? Ele sabe que é desse jeito, mas diferente de nós, ele não admite que seja um transtorno ou algum problema?
Primeiramente, deve-se lembrar que "psicopatia" não é um único transtorno. Psicopatia ou, como se fala mais, atualmente, em Psiquiatria, transtorno de personalidade, há vários tipos. De modo muito simplificado, o que caracteriza os transtornos de personalidade são padrões comportamentais (mais claros em geral a partir do início da idade adulta), com tendência a se manterem constantes, ao longo da vida e que, por suas características e pela tendência de se manterem (de forma pouco dependente das consequências que trazem), trazem frequentes prejuízos à pessoa e/ou aquelas que com ela têm contato. Há pessoas que percebem, em si mesmas, tais padrões, mesmo que não saibam dar nome a eles. Há outras que só passam a percebê-los quando um profissional faz um diagnóstico. E há algumas que não aceitam o diagnóstico e acreditam que todos os seus problemas provêm das outras pessoas e do mundo que as cerca e que elas próprias não têm nenhum papel causal nesses problemas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?Olá, me chamo Eduardo. Os psicopatas, em geral, estão conscientes de que têm comportamentos e sentimentos diferentes da maioria das pessoas. Eles percebem que não sentem empatia, culpa ou remorso da mesma forma que os outros. No entanto, eles normalmente não veem isso como um transtorno ou um problema. Na verdade, muitos podem até achar que essas características os tornam mais eficientes ou superiores, racionalizando e justificando suas ações.
Embora saibam que suas atitudes são vistas como erradas pela sociedade, eles frequentemente não admitem que isso seja um "problema" pessoal. Em vez disso, tendem a manipular e culpar os outros, raramente buscando ajuda, pois não reconhecem a necessidade de mudança.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.