O psicólogo precisa avisar ao paciente se o tratamento vai ser curto ou longo até pro paciente se pl

17 respostas
O psicólogo precisa avisar ao paciente se o tratamento vai ser curto ou longo até pro paciente se planejar financeiramente, ou e difícil estabelecer um tempo?
Não é possível estabelecer um tempo fixo para a duração do tratamento psicológico, pois varia de acordo com a complexidade das questões apresentadas e a resposta do paciente ao tratamento. O progresso na terapia pode ser discutido entre o psicólogo e o paciente ao longo do processo, mas é difícil prever uma estimativa exata no início. A psicoterapia é um processo individualizado e flexível, adaptando-se às necessidades específicas de cada pessoa. É possível discutir as suas preocupações financeiras e expectativas com seu psicólogo para encontrar uma abordagem que funcione para ambos e acordar essas questões.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Bom dia.
Tudo depende da sua demanda, dificilmente se estabelece prazo para fim do acompanhamento.
Olá, vou dizer a minha experiência como psicóloga. Em um processo psicoterapêutico fica difícil estipular prazos e tempos, pois nossas angustias, problemas e nossas necessidades de mudança, por muitas vezes, vão surgindo conforme nossas necessidades hoje.
Porém, há uma modalidade de processo psicoterapêutico, na abordagem que eu trabalho e acredito que em outras devem ter também, que é a PSICOTERAPIA BREVE OU DE CURTA DURAÇÃO. Que tem por finalidade oferecer a possibilidade de vivenciar uma situação especial dentro de um contexto e que possa chegar a uma re-estruturação das vivências frente a uma situação dolorosa. Nela trabalhamos algumas questões específicas (não de maneira rígida e estática), e ao final do período combinado, revisamos se há necessidade de continuar ou não.
Espero ter ajudado e fico a disposição, grande abraço!
O tempo de tratamento varia conforme a abordagem terapêutica e as necessidades do paciente. Nem todas as abordagens têm uma duração específica, sendo a decisão de informar sobre o tempo geralmente baseada na abordagem do psicólogo e nas características do caso.

É crucial que o psicólogo avalie individualmente cada situação para fornecer uma estimativa realista. Recomenda-se conversar com o profissional para entender se ele trabalha com uma estrutura temporal e como seria o desenvolvimento do tratamento.

Tarcíla Vieira de Almeida Silva – Psicóloga – CRP 03/25212
(@tarcilapsi)
Olá! O acompanhamento psicológico geralmente não tem tempo definido, pois é algo que depende muito da individualidade e evolução de cada caso, sendo possível avaliar somente no decorrer do processo terapêutico e discutido entre psicólogo e paciente!
A psicoterapia, pouco importa o método, rende resultados a partir da primeira sessão. Do outro lado, ela nunca termina por si mesma, pois sempre pode-se trabalhar mais, e com vantagem para a pessoa. Recomendo não se preocupar com a duração, mas começar e terminar quando quiser. Para responder a pergunta: @ psicoterapeuta não pode e não deve prever o fim da terapia, pois não é el@ que decide. É @ cliente.
Olá! A partir da psicanálise, entendo que primeiro preciso entender quais as suas vontades com um processo analítico. O percurso de uma análise pode ser de 3 meses, 1 ano ou mais. O psicólogo não necessariamente vai te avisar o tempo de seu tratamento, pois ele é singular e não prevê um número x de sessões. A rapidez do capitalismo talvez coloque essa urgência, mas o trabalho que é feito não sucumbe aos imperativos. Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 80
O profissional dependerá da abordagem e forma de atuação que realiza para lhe responder. Por exemplo, em terapia breve, serão os objetivos (focos de trabalho) que são limitados e mesmo que haja um planejamento de tratamento, dependerá do papel ativo do paciente no processo para alcançá-los e condições avaliadas pelo Psicólogo. Sua questão deve ser trabalhada com o profissional acerca da sua queixa e posteriormente compreendida em sua demanda.
Bom dia, espero que esteja bem. É bem complexo especular tempo em tratamento psicológico, pois dependendo da questão da pessoa é necessário investigar outras situações e com isso prolongar mais o tratamento.
Olá! Entendo a expectativa de prazo, mas somos seres complexos, únicos e cada pessoa vai ter seu tempo. Enquanto Psicóloga, o objetivo é que você alcance o mais rápido possível e de forma consistente a melhora da sua saúde mental. Mas, ela pode vir com 20 sessões (psicoterapia breve) como pode levar a alguns anos. A Psicoterapia pode ser um dos melhores investimentos que você faça em sua vida.
Olá! Cabe ao profissional cumprir com seus deveres éticos e agir com transparência frente aos serviços prestados ao paciente. Cada profissional possui sua metodologia de trabalho e condução do tratamento.

Os valores normalmente devem ser acordados com o paciente em um primeiro momento.

De acordo com Freud, os processos do sistema inconsciente são atemporais; isto é, não são ordenados temporalmente, não se alteram com a passagem do tempo; não têm absolutamente qualquer referência ao tempo. Para o sujeito que busca um trabalho de análise que visa a escuta do inconsciente, o tempo é variável, principalmente para que ele mesmo possa compreender aquilo que está sentindo, vivenciando e dizendo. O tempo é de cada um, não sendo possível ser mensurado.

Portanto, cabe aqui um questionamento importante a ser levantado frente à este investimento com o tempo/financeiro. O que é tempo longo ou curto para você? Qual seria a importância de mensurar o tempo das sessões ou do tratamento como um todo? Há uma urgência ou tempo determinado?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 165
Olá, espero que esteja bem e que fique ainda melhor.
E díficil estabelecer um periodo visto que o processo e muito particular do paciente diante do desenvolvimento que ele almeja e também do proprio processo terapêutico, corre o risco do profissional informar um periodo e não ser atingido devido a evolução do paciente a verdade e que tudo dependerá do seu processo de evolução so set terapêutico e não consiguimos por esse motivo delimitar um período.
Espero ter ajudado muito sucesso.
Olá!
Muito dificilmente um profissional irá estabelecer o tempo de tratamento. Algumas abordagens trabalham de forma mais pontual para uma questão mais específica, mas a grande maioria dos psicólogos não trabalha dessa forma. Cada processo terapêutico tem seu movimento, em um tempo impossível de ser previsto. Muitas vezes, quando uma pessoa aparece com uma questão para ser trabalhada em terapia, essa mesma queixa se desdobra e algo que parecia ser pequeno e particular se mostra como um assunto com diversas camadas para serem vistas e cuidadas com calma.
Na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), é difícil estabelecer uma previsão exata sobre a duração do tratamento devido à singularidade de cada indivíduo e dos problemas enfrentados. Durante as primeiras consultas, o psicólogo pode fornecer uma estimativa inicial do número de sessões necessárias com base na apresentação do problema, mas essa estimativa pode mudar conforme o tratamento progride e novas questões surgem. É crucial que o psicólogo e o paciente discutam abertamente questões financeiras desde o início, incluindo taxas por sessão, políticas de pagamento e opções para tornar o tratamento acessível, como planos de pagamento parcelado ou serviços de saúde subsidiados. Isso promove uma compreensão compartilhada das expectativas e metas do tratamento, facilitando uma colaboração eficaz ao longo do processo terapêutico.
Bom dia! No processo psicoterapêutico é impossível estabelecer um tempo, é muito importante que você escolha um profissional que encaixe bem dentro do seu orçamento financeiro. Cada paciente tem uma historia e sua individualidade, visto isso, cada um evolui em tempos particulares, por isso se torna difícil estabelecer esse tempo.
Olá, querido(a)! É uma ótima pergunta. Na maioria dos casos, é difícil para um psicólogo estabelecer um tempo exato de duração do tratamento logo no início, pois isso depende de vários fatores, como a natureza e a gravidade dos problemas apresentados, os objetivos do paciente, a frequência das sessões e o compromisso do paciente ao tratamento.

No entanto, é importante que o psicólogo discuta com você suas expectativas e possibilidades de duração do tratamento durante as primeiras sessões. Isso permite que você tenha uma ideia geral do que esperar e possa se planejar financeiramente. O psicólogo pode oferecer uma estimativa baseada na experiência com casos semelhantes, mas é essencial lembrar que essa estimativa pode mudar conforme o tratamento progride.

Essa conversa inicial sobre o planejamento e os objetivos do tratamento pode ajudar a alinhar expectativas e garantir que você esteja preparado para o compromisso, tanto emocional quanto financeiramente. Se você tiver preocupações específicas sobre o custo ou a duração do tratamento, não hesite em discutir isso abertamente com seu psicólogo. Eles estão lá para ajudar e apoiar você de todas as maneiras possíveis. Se precisar, estou a disposição!
Olá!
Pode ser difícil prever com precisão o tempo exato que a psicoterapia vai durar, pois isso depende de muitos fatores, como a natureza das questões trazidas pelo paciente, o ritmo de progresso e as metas terapêuticas. É comum que logo nas primeiras sessões o psicólogo e o paciente discutam as expectativas em relação ao tratamento, incluindo a questão da duração. A depender do que for trazido nestas primeiras sessões, é possível fazer um plano terapêutico inicial, que pode dar uma ideia se o tratamento for de curto ou longo prazo. É difícil garantir exatamente quanto tempo vai durar, mas pode explicar que algumas questões mais específicas e pontuais podem ser trabalhadas em um número menor de sessões, enquanto questões mais profundas ou complexas podem exigir um acompanhamento mais longo. Se você está preocupado com a questão financeira, é importante trazer isso para as primeiras sessões, assim você e o/a psicóloga podem fazer alguns combinados e ajustes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!