O psicólogo(a) pode realizar atendimento residencial?

10 respostas
O psicólogo(a) pode realizar atendimento residencial?
Sim, o psicólogo pode realizar atendimento domiciliar nos casos em que as pessoas apresentem dificuldades de locomoção devido a patologias ou outros motivos que as impedem de procurar atendimento em consultórios ou outros serviços de saúde. O pedido para o atendimento psicológico domiciliar pode ser feito pelo próprio paciente, por seus familiares, pelo médico ou por outro profissional da equipe de saúde que o assiste. A partir de tal solicitação o psicólogo deve avaliar, identificando as necessidades do atendimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode, uma vez que haja indicação para isso..
Por que não?! Sim... terapia está além do consultório.
Sim, a psicoterapia pode ser realizada em qualquer espaço desde que o paciente e o psicólogo estejam de acordo. o ideal seria o atendimento em consultório, mas nada impede que seja realizado em um hospital ou na residência sempre que não for possível o deslocamento do paciente ate a clínica.
Sim. Nesses casos, é interessante contactar com o psicólogo para que agende um primeiro momento e através da escuta que fará ao paciente, combine o que seja possível para a primeira consulta.
O psicólogo pode realizar atendimento domiciliar. Mas em muitos casos, esse tipo de atendimento é destinado para pacientes com dificuldade de locomoção. Quando o atendimento é realizado em casa, é importante que o atendimento aconteça num cômodo tranquilo e reservado onde o paciente se sinta confortável. Os pilares são os mesmos do consultório: sigilo, ética profissional, tempo estimado para a sessão e escuta profissionalizada. Em determinadas necessidades, o psicologo pode requerer a presença de um cuidador ou pedir a ele informações que possam auxiliar no tratamento do paciente. Este por sua vez, sempre é comunicado dessa necessidade.
Sim, o psicólogo pode realizar atendimento domiciliar quando existe uma necessidade do paciente como determinadas patologias ou dificuldades de locomoção. O trabalho de home care em psicologia se destina também à aos familiares visando orientações e participação ativa do cuidado. A solicitação de ser feita pela equipe de saúde, pelo paciente e ou familiares.
Cabe ao psicólogo avaliar a necessidade, disponibilidade e tipo de tratamento adequado para esses casos específicos.
Sim, o psicólogo poderá ir à casa do paciente caso ele não se sinta à vontade em ir ao consultório por ocasião de alguma dificuldade de locomoção ou falta de tempo. Este tipo de atendimento requer um ambiente reservado e com alguma privacidade para se preservar o sigilo.
Sim, é possível realizar atendimento domiciliar principalmente para pacientes acometidos por situações que impossibilitem sua locomoção. Entretanto, esse tipo de atendimento requer condições favoráveis do ambiente para que não haja interferências que possam prejudicar o processo terapêutico.
Olá. O Atendimento Domiciliar é possível porém, indicado para clientes que, por alguma razão importante não têm condições de se dirigir ao consultório. Porém é necessário que se ofereça ao profissional um ambiente adequado para o atendimento, livre de interrupções e que favoreça o sigilo. O profissional saberá definir as regras do atendimento para melhor aproveitamento das sessões. Se este for o seu caso experimente. Seja Feliz.

Especialistas

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.