o portador de esquizofrenia paranoide está apto a conseguir uma vaga em um curso superior atendendo

2 respostas
o portador de esquizofrenia paranoide está apto a conseguir uma vaga em um curso superior atendendo aos requisitos de deficiência mental? Ele esquizofrenico paranoico tem o direito a uma vaga no curso superior desde que ele atinja uma nota superior a 450 e não zerar a redação?
Olá!

Sim, o portador de esquizofrenia paranoide pode ter direito a uma vaga em um curso superior, desde que atenda aos requisitos acadêmicos estabelecidos pelo processo seletivo, como alcançar uma nota mínima e não zerar a redação. No entanto, a questão da deficiência mental e das vagas reservadas pode variar conforme as políticas e regulamentos da instituição de ensino e das leis locais.

No Brasil, por exemplo, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) prevê o direito à educação para pessoas com deficiência e estabelece que as instituições de ensino devem garantir a acessibilidade e a inclusão. O portador de esquizofrenia paranoide pode ter direito a cotas ou condições especiais para a participação no processo seletivo, conforme as diretrizes da instituição e a legislação aplicável.

É recomendável entrar em contato diretamente com a instituição de ensino para verificar as políticas específicas sobre inclusão e as condições para candidatos com deficiência. Além disso, pode ser necessário apresentar laudos médicos que comprovem sua condição.
Converse com uma Psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A esquizofrenia paranoide é classificada como um transtorno mental, mas não necessariamente como uma deficiência mental. No Brasil, as políticas de inclusão em instituições de ensino superior geralmente se referem a deficiências físicas, sensoriais ou intelectuais. No entanto, pessoas com transtornos mentais graves, como a esquizofrenia, podem ser consideradas para ações afirmativas dependendo da política específica da instituição e da legislação vigente.
Para concorrer a vagas destinadas a pessoas com deficiência, é necessário que o candidato apresente documentação que comprove sua condição, conforme exigido pelo edital do processo seletivo. Essa documentação geralmente inclui um laudo médico detalhado.
No caso do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por exemplo, não há uma categoria específica de cotas para transtornos mentais, mas os candidatos com esquizofrenia podem solicitar atendimento especializado durante a prova e, dependendo da universidade, podem se beneficiar de políticas de inclusão mais amplas.
É importante verificar diretamente com a instituição de ensino superior de interesse quais são as políticas específicas para inclusão e se transtornos como a esquizofrenia são considerados dentro das categorias de deficiência para fins de cotas ou ações afirmativas.

Especialistas

Daniel Azevedo Cavalcante

Daniel Azevedo Cavalcante

Psiquiatra

São Paulo

Lícia Devens Vidigal

Lícia Devens Vidigal

Psiquiatra

Aracruz

Cinthia Bernardo

Cinthia Bernardo

Psiquiatra

Florianópolis

Agendar uma visita
Renata Bechara

Renata Bechara

Psiquiatra

Recife

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Esquizofrenia Paranóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.