O Pondera sozinho causa aumento do colesterol? ou é a alimentação?

2 respostas
O Pondera (Paroxetina) causa aumento do colesterol? Ou é a alimentação?
O Pondera* não leva a aumento de colesterol. A alimentação é responsável, em média, por 20% do colesterol medido. Oitenta por cento são produzidos pelo próprio organismo e algumas pessoas têm tendência a produzirem em excesso. Por isto, na maioria dos casos, há indicação de tratamento medicamentoso, dependendo dos níveis de colesterol. Fale com seu clínico ou cardiologista e peça orienatação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entre os efeitos colaterais da paroxetina (Pondera) está o aumento do apetite e o aumento da secreção de prolactina pela hipófise, o que leva a uma tendência ao acúmulo de gordura no tecido adiposo. O colesterol é uma gordura essencial que está presente essencialmente nos produtos animais (leite e seus derivados e carne, especialmente leite gordo e carne gorda), pois o colesterol é um produto do metabolismo animal, sendo uma gordura essencial, inclusive para a constituição da membrana dos neurônios. No entanto, quando é produzido ou ingerido em excesso o colesterol se torna prejudicial à saúde, constituindo-se como fator de risco para doenças do sistema circulatório (aterosclerose) e do fígado (esteatose). Portanto, a Paroxetina não é diretamente responsável pelo aumento do colesterol, mas pode ser um fator contribuinte. O controle do excesso de colesterol se faz através de cuidados com a dieta e prática de atividade física regular. Em alguns casos a tendência ao acúmulo de colesterol tem causas genéticas, não bastando o controle da dieta e sendo necessário o uso de medicamentos ditos hipocolesterolemiantes, as chamadas vastatinas (sinvastatina, atorvastatina, rozuvastatina, etc). É indicado que cada paciente faça uma avaliação clínica, de preferência com um cardiologista, para saber qual é o seu caso e qual a melhor estratégia de prevenção a ser seguida.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1322 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.