O papel do psicólogo no acompanhamento dessas doenças?

22 respostas
qual o papel do psicólogo no acompanhamento de doenças do nervo óptico?
Eu diria que o papel do psicólogo em qualquer tipo de doença ou transtorno seja imprescindível para a busca da solução do problema, visto que praticamente todas as doenças seja de forma psicossomáticas e necessita de um olhar diferenciado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O acompanhamento psicológico busca auxiliar o paciente a lidar com o problema que esteja enfrentando. Muitas vezes, o diagnóstico de uma doença impacta profundamente o paciente e a dinâmica da família, já que existem condições a qual o paciente deverá conviver e seguir seu tratamento até que seja descoberta uma possível cura (em caso de doenças crônicas), e a família servirá como uma rede de apoio importante.
Seja qual for o problema, o papel do psicólogo é de orientar o paciente sobre como lidar com o diagnóstico que recebeu. A terapia poderá ajudar a enfrentar e passar por todo processo de maneira mais leve compreendendo todos os movimentos de mudança nesta fase.
Reduzir estresses com métodos cientificamente eficazes, contribuir para o autoconhecimento e melhor convivência consigo e com os outros durante períodos de sofrimento ou para quem simplesmente quer ir “out of 100%”.
Costumo dizer que a doença de um é a doença de todos. Muitas vezes o paciente nem está tão preocupado assim com o diagnóstico, mas pode afetar emocionalmente um familiar. Assim toda a doença é familiar. Cabe ao profissional de psicologia atuar no impacto emocional das pessoas envolvidas direta e/ou indiretamente no lidar com as questões de saúde.
Algumas patologias não relacionadas diretamente às doenças mentais, podem causar traumas e desenvolver problemas emocionais. O psicólogo entra com o papel de apoio para ajudar a pessoa lidar melhor com sua doença,
Este propósito pode ajudar na cura ou na aceitação.
Este sintoma está relacionado à algum possível trauma ,algo que talvez não queira ou consiga enxergar . O psicólogo pode levar o paciente a ressignificar o trauma e dar sentido . Qualquer dúvida estou a disposição .
Em todo tipo de condição enfrentada, o acompanhamento psicológico pode ser benéfico para auxiliar na forma como se está lidando com o momento, com os sentimentos e com as angústias causados pelo diagnóstico, pelo tratamento e pela doença em si.
O papel do psicólogo durante a psicoterapia é de direcionar o processo possibilitando que o paciente se sinta acolhido e ao mesmo tempo desenvolva a sua autonomia.
O psicólogo irá te auxiliar a manter o equilíbrio nesse momento e irá te propiciar uma melhor compressão a cerca dos conflitos que estará enfrentando com a doença.
O psicólogo tem um papel fundamental no auxilio e na melhoria do bem estar e da qualidade de vida do paciente.
O psicólogo ira buscar instrumentos e técnicas para auxiliar na diminuição do sofrimento, além de ajudar o paciente a compreender sua desorganização psíquica e assim, tendo maior possibilidade de enfrentamento da doença.
Olá! A psicoterapia irá contribuir de forma a lhe ajudar a manter o equilíbrio entre mente e corpo. É nosso papel oferecer ao paciente estímulos terapêuticos de forma a ajudá-lo a amenizar o sofrimento e ter uma compreensão mais ampla sobre sua mente e encorajá-lo a enfrentar esta situação da melhor maneira possível.
Olá, o papel do psicólogo é trabalhar junto ao paciente para o enfrentamento de situações que lhe causem sofrimento, sejam elas por diagnósticos de alguma doença mental, doenças fisiológicas ou por situações das vivências de cada um, visto que o sofrimento de cada ser humano é visto de forma única e singular, não existem comparações quanto aquilo que é fácil para uma pessoa suportar e outras não.
Por isso, nosso trabalho é olhar de forma individual para cada pessoa contribuindo para a melhora do seu estado físico, psíquico e social.
Espero ter ajudado.
Olá! Lidar com um diagnóstico pode ser desafiador. A experiência de perda e as alterações de rotina e vida decorrentes da doença acabam gerando emoções negativas. Por isso, o acompanhamento com um Psicólogo é fundamental. O nosso papel é amenizar o sofrimento e facilitar a adaptação a nova rotina, pensando no bem estar e qualidade de vida do paciente. É responsabilidade nossa auxiliar o paciente a manter o equilíbrio e compreender os conflitos e, a partir disso, criar oportunidades para o enfrentamento da doença. Espero ter respondido a sua pergunta. Qualquer dúvida, estou à disposição. Cuide-se bem!
Serve como amparo e fortalece o emocional para ajudar na cura e potencializar os tratamentos médicos que são necessários para a doença.
O papel do profissional de psicologia em qualquer instancia de doença, é ajudar seu paciente a lidar com o quadro atual, aliviando assim as dores emocionais e compreendendo seus mecanismo psicológico.
Olá! O psicólogo irá te auxiliar no processo de aceitação da doença e em como você poderá lidar com ela. O fortalecimento da sua autoestima, do seu autocuidado irão corroborar com os tratamentos médicos.
Olá! Todos os tipos de doenças, quando acompanhado por um psicólogo/psicanalista, ajuda em muito a suportar e a conhecer um pouco mais sobre si mesmo. Pode ser que uma doença do nervo óptico, tenha muito que contar sobre as emoções que foram desviada para algum lugar do corpo. Dizia um grande teórico da psicanálise; "Quando não choram os olhos, choram os órgãos".
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano. Portanto tudo que é inerente ao homem é interesse e campo de atuação da psicologia. A mente, o cérebro e suas percepções são necessários para o entendimento do comportamento. O corpo se expressa de todas as formas possíveis e imagináveis e isto é uma forma de comunicação, portanto deve ser buscado um entendimento a partir dos movimento desse corpo, pois ele fala todo o tempo.
Olá! É preciso que se compreenda a unicidade entre corpo e mente. Embora tenhamos aprendido a separá-los, a ciência vem resgatando a importância de considerá-los como um todo, um interferindo no outro. Se a medicina trata do corpo, a psicologia trata das emoções que habitam a mente e que também são influenciadas pelo corpo. Desta forma o trabalho do médico e do psicólogo se complementam. Que vc possa encontrar alento para o seu problema nos dois profissionais!
O papel do psicólogo neste caso, como em todos os outros, é ajudar o paciente a enfrentar a situação, da melhor forma possível, buscando uma forma mais funcional de pensar sobre, para que o pensamento não gere emoções disfuncionais, nem interfira na busca da resolução do problema.
Olá, essa é uma questão, assim como tantas outras, muito singular. Vai depender de como o diagnóstico afeta cada pessoa, Existe mais de uma doença no nervo óptico que inclusive pode afetar a visão. Uma ressignificação da vida poderá ser necessário, uma elaboração do luto dessa perda também. Porém cada pessoa reage a sua maneira. O olhar específico para cada pessoa é fundamental.
Olá!
São múltiplas funções no mesmo papel:
auxiliar a manter o tratamento, e tomar as medicações (muitas vezes desanimamos)
auxiliar nas tomadas de decisões
orientar para atividades que podes fazer para corroborar com o tratamento.
fazer intervenções psicoterapêuticas para vocês entenderem juntos o que desencadeou a tua doença.
fazer intervenções psicoterapêuticas para te auxiliar na adaptação as adversidades causadas pela doença.
fazer intervenções psicoterapèuticas para você cocriarem caminhos novos para você viver de forma plena.
Basicamente é isso!
Abraço

Especialistas

José Célio Silva Júnior

José Célio Silva Júnior

Oftalmologista

Sorocaba

Tiago Carvalho

Tiago Carvalho

Neurocirurgião

Blumenau

Luiz Guilherme Marchesi Mello

Luiz Guilherme Marchesi Mello

Oftalmologista

Vitória

Pedro Gomes Moreira

Pedro Gomes Moreira

Oftalmologista

Fortaleza

Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Doenças Do Nervo Óptico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.