O pai da minha filha levou ela na fono, ela tem 1 ano e 9 meses e ela fala apenas mama, pé, abi, ach

4 respostas
O pai da minha filha levou ela na fono, ela tem 1 ano e 9 meses e ela fala apenas mama, pé, abi, acho, imita sons como hummm, mas eu sempre falo humm que delicia, e ela repete apenas o humm e fala o resto no idioma dela, esses dias eu falei algo enquanto amamentava ela e ela repetiu uma vez apenas, a fono falou pro pai dela que a amamentação esta atrapalhando o desenvolvimento ósseo da boca dela e que ela é apenas dependente, e que o leite não nutre mais ela, falou para eu parar de amamentar imediatamente, porém eu não concordo com isso, e eu trabalho o dia inteiro e e chego em casa sempre por volta das 18:30 as vezes 20h quando trabalho até 18h, e o único momento só meu e dela é a amamentação, isso gerou um grande conflito entre nós, pois ele acha que eu já tinha que ter feito o desmame, minha duvida é! A amamentação realmente atrapalha o desenvolvimento?
Boa tarde,
Conforme a criança cresce, precisa se alimentar com vários tipos de alimentos. Precisa mastigar vários tipos de texturas, deglutir, etc... A mastigação é importante para ela adquirir musculatura facial firme.
Quanto a continuar amamentando, você encontrar várias opiniões diferentes... Sua filha se alimenta somente com seu leite ? Tudo isso tem que ser levado em consideração. Se você está em dúvida, sugiro que você leve em uma fonoaudióloga de sua confiança para ela te dar a explicação completa da importância da motricidade orofacial na aquisição da fala.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O desenvolvimento das funções como mastigação e fala dependem muitos do desenvolvimento orofacial (ossos e músculos da face). Atos deletérios como o uso de chupeta e dedo atrapalharam sim. A idade do seu filho já é permissivo o uso de outras consistências e utensílios para que o processo de mastigação e a fala sejam desenvolvidas adequadamente. Quanto a acalentar seu filho no peito o depender da duração e frequência podem atrapalhar essas funções.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva até os 6 meses de idade e, em seguida, a continuação da amamentação junto com a introdução de alimentos complementares até pelo menos 2 anos de idade, (mais que isso, pode acarretar em algumas disfunções orofaciais, como relatado acima). Essa prática oferece benefícios nutricionais, imunológicos e emocionais para o bebê e também ajuda a fortalecer o vínculo entre mãe e filho. Deste modo, na fase em que sua filha se encontra, se a introdução alimentar dela estiver adequada para a idade, conforme orientação da pediatra, cabe avaliar fala e melhorar os estímulos dados à ela, para que obtenha um desenvolvimento na fala e linguagem, adequada para cada fase de seu desenvolvimento.
Uma colega já colocou a recomendação da OMS que seria a primeira coisa que iria lhe dizer.
Se vocês acham que há um atraso de linguagem é importante que vocês entrem em contato com um fonoaudiólogo.
A última coisa é: a amamentação além de ser recomendada pela OMS e sociedade brasileira de pediatria ela também é importante para o desenvolvimento dos músculos da face, língua e boca.
Por isso sugiro uma segunda opinião.

Especialistas

Daniela Pivetta Machado

Daniela Pivetta Machado

Fonoaudiólogo

Santa Maria

Mariana Silveira Alves

Mariana Silveira Alves

Fonoaudiólogo

Curitiba

Lorena Ferreira Peixoto

Lorena Ferreira Peixoto

Fonoaudiólogo

Brasília

Marina Oliveira

Marina Oliveira

Psicopedagogo, Terapeuta complementar

Ourinhos

Leticia de Freitas Borges

Leticia de Freitas Borges

Fonoaudiólogo

Matão

Ester Godinho

Ester Godinho

Fonoaudiólogo

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 99 perguntas sobre Distúrbios da fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.