O paciente com transtorno bipolar I na fase maníaca tem discernimento das coisas que faz? Quando redobrar

5 respostas
O paciente com transtorno bipolar I na fase maníaca tem discernimento das coisas que faz? Quando redobrar sua consciência terá noção de tudo que fez?
Normalmente, uma pessoa em estado maníaco está colada junto a um ideal inalcançável. É possível que durante esse processo perca o contato com a realidade através de delírios de grandeza, mas não necessariamente não saberá o que fez.
O interessante seria ficar atento para as entrelinhas do discurso e ficar atento/a aos não ditos, pois, caso o sujeito não se lembre, não é motivo para não investigar e buscar responsabilizar tal frente aos episódios maníacos/depressivos, uma vez que normalmente ambos vem em comorbidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na fase maníaca a elevação patológica do humor retira a capacidade de crítica, o ego se torna desinibido e muito auto confiante, subdimensionando os riscos. Por isso, para ajudar o paciente, muitas vezes temos de supervisionar a tomada dos medicamentos e até usar intervenções involuntárias. Na fase de remissão dos sintomas o indivíduo geralmente se arrepende do que fez. Mas em alguns casos, principalmente em homens, ocorre a negação da doença como uma defesa do ego. Nesses casos às vezes o paciente precisa passaram por mais de duas"crises" para "cair a ficha". Mas convém que os familiares fiquem atentos, pois os prejuízos morais, físicos e financeiros são altíssimos em três crises.
Na fase de mania no transtorno bipolar o indivíduo tende a estar mais propenso à atitudes impulsivas, sem muito ou nenhum planejamento. Neste sentido sim, podemos dizer que o discernimento fica um pouco comprometido, podendo, após o fim do episódio maníaco, se arrepender de alguns comportamentos.
Prezado(a),
Existe uma diferença entre ter noção do que faz e ser capaz de controlar o que faz.
Nesses momentos, a pessoa até sabe o que está fazendo, mas não consegue controlar.
Seria como tentar controlar uma necessidade fisiológica. Nem sempre é possível.
É necessário ter paciência e compreensão.
Havendo cuidado é vida que segue.
Fiquem bem.
Abs
No transtorno afetivo bipolar na fase de mania o indivíduo tem sua capacidade de discernimento diminuída devido ao alto grau de ansiedade. Já na fase de depressão apresenta dificuldades de concentração, de lembrar ou de tomar decisões. Portanto há um certo grau de comprometimento nas atitudes que toma, tanto numa fase quanto na outra.
Acompanhamentos medicamentoso e psicológico são indispensáveis nesses casos, junto com o apoio da família.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 904 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.