O paciente com transtorno bipolar I na fase maníaca tem discernimento das coisas que faz? Quando redobrar

5 respostas
O paciente com transtorno bipolar I na fase maníaca tem discernimento das coisas que faz? Quando redobrar sua consciência terá noção de tudo que fez?
Normalmente, uma pessoa em estado maníaco está colada junto a um ideal inalcançável. É possível que durante esse processo perca o contato com a realidade através de delírios de grandeza, mas não necessariamente não saberá o que fez.
O interessante seria ficar atento para as entrelinhas do discurso e ficar atento/a aos não ditos, pois, caso o sujeito não se lembre, não é motivo para não investigar e buscar responsabilizar tal frente aos episódios maníacos/depressivos, uma vez que normalmente ambos vem em comorbidade.

Na fase maníaca a elevação patológica do humor retira a capacidade de crítica, o ego se torna desinibido e muito auto confiante, subdimensionando os riscos. Por isso, para ajudar o paciente, muitas vezes temos de supervisionar a tomada dos medicamentos e até usar intervenções involuntárias. Na fase de remissão dos sintomas o indivíduo geralmente se arrepende do que fez. Mas em alguns casos, principalmente em homens, ocorre a negação da doença como uma defesa do ego. Nesses casos às vezes o paciente precisa passaram por mais de duas"crises" para "cair a ficha". Mas convém que os familiares fiquem atentos, pois os prejuízos morais, físicos e financeiros são altíssimos em três crises.
Na fase de mania no transtorno bipolar o indivíduo tende a estar mais propenso à atitudes impulsivas, sem muito ou nenhum planejamento. Neste sentido sim, podemos dizer que o discernimento fica um pouco comprometido, podendo, após o fim do episódio maníaco, se arrepender de alguns comportamentos.
Prezado(a),
Existe uma diferença entre ter noção do que faz e ser capaz de controlar o que faz.
Nesses momentos, a pessoa até sabe o que está fazendo, mas não consegue controlar.
Seria como tentar controlar uma necessidade fisiológica. Nem sempre é possível.
É necessário ter paciência e compreensão.
Havendo cuidado é vida que segue.
Fiquem bem.
Abs
No transtorno afetivo bipolar na fase de mania o indivíduo tem sua capacidade de discernimento diminuída devido ao alto grau de ansiedade. Já na fase de depressão apresenta dificuldades de concentração, de lembrar ou de tomar decisões. Portanto há um certo grau de comprometimento nas atitudes que toma, tanto numa fase quanto na outra.
Acompanhamentos medicamentoso e psicológico são indispensáveis nesses casos, junto com o apoio da família.