O PAAF diminui o tamanho do cisto? Retira muito liquido ou ´so uma gotinha?

3 respostas
O PAAF diminui o tamanho do cisto? Retira muito liquido ou ´so uma gotinha?
Punção paaf é para retirar material para análise. Se for líquido, acaba diminuindo o volume, mas não trata... esse material retirado será analisado.... quanto mais material, melhor amostragem vai ter o médico que irá analisar, patologista. Mas importante manter consultas regulares ao ginecologista ou mastologista. A disposicao.

Olá. Geralmente quando se trata de cisto o PAAF que é uma punção com agulha fina, esvazia todo o cisto, retirando todo o material. Procura um profissional de sua preferência para acompanhamento.
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. A avaliação de qualquer lesão na mama é baseada em um tripé: exame físico, exames de imagem e biópsia se necessária.
A maior parte dos cistos são benignos, não aumentam o risco de câncer de mama e não precisam de qualquer tratamento.
Alguns cistos suspeitos precisam de avaliação do conteúdo pelo patologista após a punção.
A indicação da punção seria cistos de grande volume, que deformam a sua mama, com sinais infecciosos e dor. Neste caso, o cisto é puncionado e todo conteúdo é aspirado e esvaziado.
No caso de cistos benignos, o conteúdo aspirado não precisa ser mandado para o patologista e pode ser descartado.
Antes de realizar a punção do cisto, é recomendável fazer exames de imagem como mamografia e ultrassom.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.