O nutricionista pode se negar a fazer a avaliação do percentual de gordura e massa magra? Hoje esti

6 respostas
O nutricionista pode se negar a fazer a avaliação do percentual de gordura e massa magra?
Hoje estive numa consulta e a profissional disse que não faz o exame, que eu era que marcar com um fisioterapeuta parceiro de clínica dela. Ou seja, terei que pagar uma outra consulta.
Olá, talvez a profissional não negou fazer a avaliação, apenas não tinha o material para realização do mesmo ou é uma regra da clínica onde atende. Ideal que pergunte no momento da marcação ou da pesquisa, como cada profissional realiza sua consulta para não ter surpresas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem?
Você se informou antes na clínica se o nutricionista do estabelecimento faz a avaliação?
Como a colega acima disse, pode ser que o nutricionista da rede não estivesse com os aparelhos.
Na maioria das vezes, fazemos sim.
Oi! Tudo bem? Sempre fazemos sim, mas como dito anteriormente o profissional não deveria ter os aparelhos. Se informe anteriormente para que não haja problemas .
Dependendo do seu percentual de gordura não fará sentido medi-lo. Se esse for o caso, como em pacientes obesos, pode ser o motivo do profissional ter negado a avaliação.

A realização de avaliações específicas, como a medição do percentual de gordura e massa magra, pode variar entre os profissionais de saúde, incluindo nutricionistas. Algumas razões para essa variação incluem a formação específica do profissional, os métodos disponíveis em seu consultório e suas preferências individuais de prática.

A medição do percentual de gordura e massa magra é frequentemente realizada por meio de técnicas como bioimpedância elétrica, dobras cutâneas ou outros métodos de avaliação da composição corporal. Alguns nutricionistas têm a capacidade e o equipamento necessário para realizar essas avaliações, enquanto outros podem optar por encaminhar para outros profissionais, como fisioterapeutas ou especialistas em exercício físico, que possuem experiência nesse tipo de medição.

Se o nutricionista com o qual você teve a consulta não realiza essas avaliações em seu consultório, ele pode encaminhá-lo para outro profissional de saúde que tenha a capacidade de realizar o exame. No entanto, é compreensível que você possa ter preocupações sobre custos adicionais.

Se a avaliação da composição corporal é uma parte importante do seu acompanhamento nutricional e você preferiria que fosse realizada pelo nutricionista, é recomendável discutir isso diretamente com o profissional.
Ola, Boa Tarde! Sou Nutricionis Clinica e esportiva, e sempre faço a avaliação física no meu paciente por meio ou da aferição de dobras cutâneas com o uso de adipometro ou por meio da bioimpedância. São elementos essencias, que eu considero, pra sabermos a evolução do paciente, visto que o peso na balança não representa muita coisa principalmente em indivudos que fazem treino de força! Beijos, e boa sorte @nutrikarinesales

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.