O nutricionista geralmente prescreve dieta na hora ou dias depois?

6 respostas
O nutricionista geralmente prescreve dieta na hora ou dias depois?
Boa noite. Depende da conduta de cada profissional. Eu particularmente prescrevo na hora. Monto o cardápio junto com o paciente. Após uma anamnese detalhada onde vou perguntar seu hábitos, rotina, alimentos que gosta, não gosta, se tem alergia, algum tipo de intolerância, farei um questionário de frequência alimentar e recordatório de 24 horas, para ter noção de como é a sua alimentação, quantas calorias consume em média e qual a qualidade desta comida. Após isso, farei a avaliação corporal, se for de forma on-line , pedirei algumas medidas para correlacionar com riscos de doença cardiovascular, circunferências, peso, altura e algumas fotos (fotodocumentação para comparação) e de forma presencial, farei a avaliação corporal para estimarmos o % de gordura e massa magra. Vamos alinhar as metas de acordo com o seu objetivo, estimando quantos kg irá ganhar ou perder em x meses, até chegarmos em seu objetivo. Após isso, montaremos o seu plano alimentar, onde já vou identificando os principais erros e ajustando. Após 10 dias, faço uma vídeo chamada para avaliar aderência ao cardápio, além de lhe entregar um novo plano alimentar onde estão calculados os macro e micronutrientes. Fico disponível para dúvidas e agendamento.

Como dito pela nutricionista Alessandra, isso pode variar de acordo com a forma de trabalho de cada profissional.
Durante a consulta eu costumo combinar com o paciente algumas opções de cardápio e combinações de acordo com a rotina alimentar e objetivos do paciente. Após a consulta, eu faço o cálculo completo do plano alimentar para ajustar todas as quantidades de acordo com as necessidades nutricionais e objetivos do paciente, além de calcular opções de substituições para cada refeição, permitindo variar o cardápio. O envio do plano alimentar acontece até 3 dias úteis após a consulta, junto do envio de receitas, materiais informativos e guias. Durante o intervalo entre as consultas, o paciente tem acesso ao meu whatsapp para tirar qualquer dúvida referente ao plano alimentar.
Fico à disposição para dúvidas e agendamento de consultas.
A elaboração do cardápio ou plano alimentar deve considerar vários fatores como a rotina do paciente, hábitos alimentares, exames bioquímicos, doenças ou limitações existentes e a avaliação corporal. Portanto, um plano alimentar deve ser preparado considerando a individualidade de cada paciente. Não costumo entregar Plano Alimentar logo na primeira consulta. Aproveito esse momento para ouvir o paciente, colher o máximo de informações, fornecer orientações nutricionais relevantes para o início do tratamento e combinar com o paciente a entrega do Plano Alimentar depois de alguns dias.
O nutricionista geralmente prescreve a dieta após a consulta inicial, que inclui uma avaliação detalhada do estado de saúde, hábitos alimentares e objetivos do paciente. Dependendo da complexidade do caso e da necessidade de análise de exames, a prescrição pode ser feita na hora ou em dias posteriores. É comum que o nutricionista forneça um plano alimentar personalizado, adaptado às necessidades específicas do paciente.
Isso depende da conduta, cada paciente tem suas especificidades, a maioria das vezes entrego na hora e gosto de montar junto com o paciente de acordo com ele precisa, priorizando o que ele gosta e focando nos objetivos dele! Uso um app onde ele tem contato comigo, receitas, metas, lembrete de hidratação e os horários das refeições e o cardápio, ajuda muito! Mas se for um caso que tem que ser mais aprofundado e estudado entrego em 48h.
Olá! Esta conduta pode variar de cada profissional. Eu particularmente prescrevo a dieta na hora em conjunto com o paciente, priorizando na prescrição a sua rotina, seus hábitos alimentares, seus objetivos. Deixo também a disposição através do aplicativo a possibilidade de ajustes caso haja dificuldade na adaptação da dieta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!