O neurofeedback para o adulto com TDHA tem eficacia comprovada cientificamente?

7 respostas
O neurofeedback para o adulto com TDHA tem eficacia comprovada cientificamente?
O neurofeedback é uma tecnologia usada para o treinamento/alteração do funcionamento cerebral.
Embora existam diversas pesquisas que confirmam a eficácia desse instrumento em pessoas com diagnóstico de TDAH, temos que compreender que para o tratamento desse transtorno são usadas diferentes técnicas e instrumentos que possam favorecer a adaptação do cliente aos seus diferentes contextos.
Dessa forma, cada caso deve ser avaliado e tratado individualmente, verificando as necessidades e quais estratégias a serem usadas.
A reabilitação neuropsicológica para pessoas com TDAH inclui várias técnicas e tecnologias para melhora das funções cognitivas, assim como terapia cognitivo comportamental para conhecimento do seu funcionamento e estratégias de compensação dos déficits.
Caso tenha mais alguma dúvida, fico à disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O neurofeedback é uma opção terapêutica não invasiva e não medicamentosa. É uma técnica de treinamento por recondicionamento da atividade neurológica através de sinalização sonora e visual. Não existe estudo que comprove 100% de eficácia.
Sugiro que procure especialistas na área que trabalhe com TDAH, inclusive passar por uma avaliação Neuropsicológica para se certificar se o diagnóstico está correto. A reabilitação Neuropsicológica para o TDAH inclui várias técnicas que irá favorecer sua funções cognitivas como um todo!
Espero ter ajudado.
Estou à disposição caso necessite de maiores explicações.
Abraço!
O Neurofeedback (NFB) é um tratamento com o objetivo de melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória. Tal terapia permite que o paciente trabalhe diretamente no problema, treinando o cérebro a se tornar menos impulsivo, ajudando o paciente a assumir o autocontrole. Sendo uma alternativa para pessoas que não respondem a tratamentos convencionais ou que não toleram medicações. A literatura científica apresenta vários estudos comprovando a eficácia do método.
Olá. Como já relatado pelos caros colegas é necessário uma avaliação multidisplinar realizada por profissionais da área para um diagnóstico preciso. O que vemos hj chegando aos consultórios,são sujeitos presos a um diagnóstico muitas vezes não coerente, sem sequer passar pelo processo avaliativo no que tange as baterias de testes que facilitam a construção do diagnóstico. Pessoas que não procuram o caminho correto para um diagnostico. Dessa forma se trata muitas vezes transtorno de ansiedade como TDAH e TDAH como Transtorno de ansiedade e assim sucessivamente. Não existe um tratamento específico para um determinado transtorno. A evolução do sujeito se dá pela implicação em seu tratamento que consiste em varias redes de apoio. Até na própria reabilitacao cognitiva devemos buscar junto a esse sujeito uma forma singular que so se molde a ele em sua subjetivacao. Sua historia é O que temos de mais precioso nessa construção. As configurações nosologicas apenas norte am esse fl
Ola. Cientificamente o Neurofeedback apresenta eficácia, porém para a tarefa treinada. Ou seja, não há evidências de que o treino se generalize para as atividades do dia a dia da pessoa. Se formos avaliar as demandas funcionais que temos em nossa vida, seus beneficios não parecem contribuir de maneira satisfatória. Há outras formas de reabilitar os prejuízos funcionais provindos do tdah que são mais efetivos que algumas técnicas comercializaras. Abraços
Tem função, porém os resultados comparados a TCC e medicação são lentos e não funcionais para todos
Estudo de revisão relacionando Neurofedback e TDAH mostra que mais estudos são necessários para ampliar os conhecimentos sobre os efeitos do Neurofedback.

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.