O meu pai perdeu a fala. Existe alguma forma de reverter este quadro, tenho a impressão de que também

3 respostas
O meu pai perdeu a fala. Existe alguma forma de reverter este quadro, tenho a impressão de que também está com discinesia.?
Caro internauta, os sintomas de Parkinsonismo são comuns a outras doenças que não só doença de Parkinson. Também tem AMS, PSP e outras. As vezes pode ser o momento de rever o diagnóstico para alguma outra doença. Independente de um caso ou de outro, fonoaudiologia intensa e melhor estado de medicação possível. Casos de doença de Parkinson que começa evoluir com complicações da doença e/ou do tratamento é altamente recomendado procurar neurologista que tenha experiencia com tratamento da doença de Parkinson.
O leque de opções terapeuticas é muito grande e deve ser amplamente explorado por algum médico que conheça a fundo as doenças de Parkinsonismo,
Atenciosamente
Dr. Willian Rezende

Olá!

A Doença de Parkinson, infelizmente, é uma patologia degenerativa e progressiva, ou seja, apesar de haver um tratamento em que podemos melhorar bastante os sintomas, a doença acaba por evoluir e outros sinais e sintomas, inclusive não motores, vão surgindo com sua progressão.

É necessária uma avaliação com especialista para identificar o estágio da doença, e se a melhora de um sintoma pode ser obtida com ajuste de dose ou introdução de nova medicação.

A cirurgia para Parkinson é uma opção em alguns casos, inclusive para controle das discinesias causadas pelas medicações. Porém não tem grande impacto na melhora da fala...

É altamente recomendável a avaliação de um especialista para otimização do tratamento!
Olá! Muito importante sabermos se a perda da fala foi súbita ou progressiva, se é o tempo todo ou há momentos de melhora, tempo de doença, Medicações em uso, se é realmente doença de Parkinson ou não, entre outras coisas. Fonoaudiologia e ajuste medicamentoso podem ajudar a obter alguma melhora parcial. Procuremum neurologista especialista em Distúrbios do movimento. Abraço!!