O meu namorado sofre de mudanças de humor repentinas provocadas p pensamentos desagradáveis segundo

33 respostas
O meu namorado sofre de mudanças de humor repentinas provocadas p pensamentos desagradáveis segundo ele.Está positivo numa hora e noutra, totalmente desmotivado. A que especialidade devemos recorrer?
Ele precisa daquele profissional que vai ajudá-lo a dominar a mente e deixar de ser dominado por ela. Seu namorado precisa aprender a usar a mente a seu favor. Na realidade, todos nós precisamos desenvolver esta habilidade! Precisamos a começar a pensar no que a gente pensa. Desenvolver o habito de observar a mente, de questionarmos se o pensamento que emerge é útil, é produtivo e em prol do nosso desenvolvimento, ou é destrutivo ou fútil.
Nossa mente trabalha muito para o ego, por isso tem a artimanha de fazer a gente se sentir injustiçado, descondiderado e invejoso, impedindo que a gente possa enxergar o que temos de bom. Um psicólogo que trabalha na linha da psicoterapia cognitiva, vai auxiliar o seu namorado a escolher pensamentos que façam ele se sentir mais grato, satisfeito e feliz,
Um abraço,
Léa

Realmente é muito difícil para quem esteja vivenciando como para quem está ao lado, é interessante, buscar um (a) psicologo (a), de qualquer abordagem para ser avaliado e tratado, em alguns casos, é necessário o medicamento dado como suporte, certamente se for necessário o Psicologo encaminhará para o Psiquiatra.
Espero que eu tenha conseguido ajudar,
Abraço
Vera Pelizzari
Buscar um profissional da Psicologia ou Psiquiatria é fundamental para que a investigação dos sintomas seja aprofundada e a partir daí diagnostico e sequencia de tratamento sejam precísos.

Esses profissionais indicarão um ao outro dependendo da necessidade, sendo o primeiro um trabalho a partir do relato, avaliação, tecnicas e acompanhamento, e o segundo medicamentoso.

Procure não deixar as coisas se tornarem cada vez mais urgentes, é possível trazer qualidade de vida com o inicício do tratamento.

Estudam mostram a grande eficáciada combinação terapia cognitivo-comportamental (Psicologia) aliada a medicação (caso necessaria) mas certamente qualquer abordagem com profissionais de confiança poderá ser eficaz.
Tanto o psicólogo quanto o médico psiquiatra são indicados nesses casos. Para quem está em dúvida ou em casos mais agudos costumo sugerir que se procure os dois. Assim, ganha -se tempo e é possível fazer uma avaliação mais completa. Procure ajuda.
Olá. É necessário que ele faça uma avaliação psicológica.
Assim que possível procure o médico responsável pela avaliação psiquiátrica que o psicólogo irá indicar
O tratamento multidisciplinar é realizado com segurança e apoio necessário para o caso dele é você que o acompanha receberá informações complementares, a fim de auxiliar no processo.
Ola boa tarde, sem dúvidas esse tipo de comportamento, incomoda, não somente a pessoa que sofre com ele, como também as pessoas próximas. Alterações de humor repentinas se devem a muitos fatores, nesse sentido, um dado apenas não é suficiente. Sugiro a busca de um profissional psicólogo, pois sendo necessário um médico psiquiatra, o mesmo o encaminhará. abraços
Olá, conforme seu relato se essas alterações de humor repentinas estão gerando problemas e/ou sofrimento seria necessário ele consultar um Psicólogo para lhe auxiliar a entender o que está gerando esses pensamentos e buscar formas de ajudá-lo a resolver essa questão. Se for o caso, o Psicólogo encaminhará para acompanhamento conjunto com um psiquiatra.
Att, Ana
Com certeza, psicóloga (o). Mas isso precisa partir dele. Caso ele queira fazer terapia, é possível trabalhar questões como essa.
Ola! E importante buscar um psicoterapeuta e a depender da instabilidade e possível que tb um psiquiatra. Alterações de humor faz parte da vida, mas a frequência e/ou intensidade pode revelar alguma psicopatologia. Abraço
Olá!
Como dito por alguns colegas, entendo que um psicólogo poderá ajuda lo a compreender a oscilação do humor. O ideal é que ele busque esta ajuda profissional. Caso esta situação esteja te afetando de alguma maneira, sugiro que você também busque um psicólogo!
Estou a disposição!!!
Ola! Busque por um bom Psicólogo, Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e bem!
Primeiro é necessário que ele busque ajuda, não dá para você fazer muitas coisas por ele, por mais que queira. O ideal seria conciliar o trabalho de um psicólogo e se houver necessidade com o de um psiquiatra. Mas primeiramente buscar um psicólogo. Talvez seja interessante para você também buscar a terapia, pois aparentemente esse relacionamento ele afeta bastante. Não hesite em buscar ajuda.
O trabalho do analista consiste me despertar aquilo que já existe dentro da pessoa. É a arte de despertar o sujeito para seu potencial criativo genuíno. A finalidade não é curar, e sim favorecer o crescimento interior por meio das dificuldades pessoais.
No decorrer do trabalho analítico, há a proposição de que pelo falar, pelo escutar e pelo fazer criativo nos confrontamos conosco. Por-se em trabalho analítico durante a psicoterapia é possibilitar existir permeável a outros saberes. è despertar o sujeito para o próprio caminho de vida como processo natural com sentido fluído e direção consistente. Atenciosamente, Aline MS De Coster.
Alterações de humor podem ter causas diversas e múltiplas: ambientais, físicas, desequilíbrio hormonal ou questões mal resolvidas no processo de formação das emoções e maturidade psíquica. Um psicanalista pode ajudar a descobrir e tratar dos pensamentos e gatilhos que disparam as mudanças repentinas, e mesmo ajudar a detectar situações em que precisará de um encaminhamento para medicalização se for necessário.
A terapia será sempre necessária, mesmo com a medicação ou para evitar a dependência de medicamentos em alguns casos; e se houverem causas psíquicas, enquanto não forem tratadas os medicamentos serão paliativo, sempre adiando a solução.
Bem... avaliação do contexto e psicodiagnostico. Podem ser precedentes de atendimento, definidores dos principais caminhos a seguir quanto ao tratamento, bem como áreas que integrarão o processo.
Procurar um psicólogo que trabalhe com a abordagem da TCC que é Terapia Cognitiva Comportamental que avaliar os transtorno de humor através de alguns inventários e escuta focal da queixa, como outras técnicas terapêuticas. Um acompanhamento com o psiquiatra para avaliar as comorbidades.
Espero ter ajudado.
Uma avaliação com psicólogo e ou psiquiatra é o indicada para alterações de humor constante. O profissional vai investigar outros sintomas e fatores relacionados para orientar o melhor tratamento. Espero ajudar.
Um psicólogo vai ajudar a entender o que esta acontecendo, e se ele precisar de outro profissional o psicólogo saberá orientar.
Olá! Acho que precisa ser melhor avaliado. Talvez precise da terapia cognitivo comportamental para que possa reconhecer seus pensamentos disfuncionais e também poderia procurar em Mindfulness (MBCT)um caminho para lhe ajudar a reconhecer seu pensamentos, sentimentos e sensações no exato momento em que esses ocorrem. Talvez possa também simultaneamente procurar um psiquiatra que vai te ajudar com um suporte.
Ola, pelo que descreve essas alterações de humor causam algum tipo de sofrimento para seu namorado e tb pra quem convive com ele. Sugiro uma avaliação psicológica e se precisar o psicóloga faz encaminhamento para um psiquiatra para um tratamento medicamentoso.
Acredito que um psicólogo ajudaria bastante.
Se faz importante uma avaliação psiquiátrica associada a um psicólogo.
Obrigada pelo contato, Gratidão.
Notei que ele mesmo ja percebeu que tem pensamentos doentios. Ele precisa fazer tratamento com um psicologo especializado em psicoterapia para aprender a cultivar pensamentos sadios e erradicar pensamentos que geram comportamentos auto destrutivos. Uma das tecnicas do comportamentismo ou behaviorismo e fazer controle de comportamento que na pratica e ter sempre em maos um papel e uma csneta para anotar toda vez que surgirem os pensamentos negativos. Fazer um mapa da frequencia destes pensamentos. Toda vez que surgirem eles devem ser enfrentados e negados, substituidos por pensamemtos sadios. Pensamentos doentios geram emocoes doentias e comportamentos doentios. Existe cura.
O psicólogo poderá contribuir na busca de resposta e mudanças para esse comportamento que está gerando um certo sofrimento para seu namorado e também para aqueles que o rodeiam.
Olá!!
É preciso que primeiro ele vá a um psiquiatra. Gosto de encaminhar meus pacientes que tem essa mudança de humor à um psiquiatra. É legal a gente ir ao médico e ver se está tudo bem fisicamente e isso só mesmo o psiquiatra pode diagnosticar e medicar.
Mas certamente ele vai precisar de um acompanhamento de um psicólogo. Nesse caso na mudança de humor a psicoterapia é que vai ajudar na melhora do seu namorado!
Bom dia!
A busca de um psicoterapeuta irá lhe ajudar muito. Este com algumas sessões poderá ter uma noção do que está acontecendo e terá condições, se preciso for, de encaminhar para um psiquiatra também.

À disposoção
Na atual modernidade e qualidade dos atendimentos profissionais na área de psiquiatria e psicologia. O mesmo deverá ser avaliado nestes aspectos, bem como fazer uma avaliação com clínico geral, tendo um cuidado com o corpo e mente como um todo.

abraços Neise
Olá!! Parece que seu namorado sofre de um transtorno de humor. Sugiro que ele procure ajuda psicológica para que seus sintomas sejam avaliados por um profissional.
Além da psicoterapia ser importante para ajudar no manejo desses pensamentos, é fundamental que ele também busque um psiquiatra para avaliar sua condição como um todo com o fim de investigar se não há fatores fisiológicos que podem estar acarretando ou influenciando nessa oscilação de humor.
Me parece que os sintomas que seu namorado vêm sentindo estejam atrapalhando a vida dele bem como a das pessoas, como você que convivem com ele. A partir disso , este incômodo deverá ser pesquisado através da consulta com médico especialista em psiquiatria que reconhece estes tipos de sintomas e saberá diagnostica-lo e indicar o tratamento adequado a este tipo de sofrimento psíquico .
O psiquiatra, o psicólogo e o psicanalista são três profissionais que atuam de forma diferente no manejo do sofrimento emocional.

Psiquiatras são profissionais com formação em Medicina e especialização em psiquiatria, e trabalham na identificação, diagnóstico de doenças como depressão, ansiedade, esquizofrenia, compulsão alimentar e outros transtornos, e tratamento medicamentoso, por exemplo, antidepressivos e ansiolíticos.

Já no caso do psicólogo, as abordagens do tratamento são feitas a partir de conversas e técnicas psicoterápicas diversas que irão identificar a motivação do comportamento disfuncional e do adoecimento mental do paciente. O tratamento é conduzido por meio da fala e da observação conjunta e pode durar meses ou anos, dependendo das condições e evoluções do paciente.

A psicanálise surgiu no século XIX a partir de conceitos formados por Sigmund Freud e foi sendo reelaborada nas décadas seguintes por outros autores, como Jacques Lacan. O trabalho do psicanalista envolve uma abordagem parecida com a de um psicólogo, com a diferença que incluem em sua técnica um estudo do inconsciente do paciente, por acreditarem que os seres humanos não possuem o controle total dos pensamentos.

Muitas vezes há indicação para um tratamento medicamentoso para diminuir os sintomas quando estes estão afetando a qualidade de vida do paciente; para isso deve-se procurar o psiquiatra. Mas vale lembrar que é importante um acompanhamento para além da medicação -- neste caso, com um psicólogo ou psicanalista.
Olá, bom dia. Será importante que o seu namorado busque um psicólogo e, dependendo da avaliação desde, um psiquiatra. Porém, é importante que ele também se implique nesse processo, ele precisa querer. É muito bom ele ter o seu apoio nesse momento difícil, mas ele precisa querer mudar para que o tratamento funcione. Espero ter ajudado. Fique bem. Bjs
Procure um profissional com quem você se sente à vontade, afinal, você é um ser único e a psicoterapia deve ser levada a sério quando observamos sua história de vida!