O meu filho tem todos os sintomas da depressao mas nao quer se tratar, o que eu faço para ajudar?

7 respostas
O meu filho tem todos os sintomas da depressao mas nao quer se tratar, o que eu faço para ajudar?
Se seu filho é menor de idade, você não só pode como deve levá -lo a um especialista (psiquiatra ou psicólogo ) para diagnóstico e tratamento.
Contudo, se for maior de idade fica mais difícil, pois a adesão ao tratamento é de sumária importância para a evolução do quadro.
Lidar com a resistência exige determinação.
Sempre converse e mostre as vantagens para a qualidade de vida.
Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
No caso de seu filho ser menor de idade, é indispensável que você tome as providencias; que seria justamente buscar um psicologo (a),
Sendo ele maior de idade, seria importante buscar ajuda de alguém próximo que ele tenha segurança, respeito e até admiração e pedir ajuda, para juntos fazer ele entender a importância do tratamento terapêutico e medicamentoso.

Att
Sayonara Machado
Primeiramente, não sabendo da idade de seu filho, devemos ter cuidado em avaliar a depressão pois pode ser confundida com outras situações ou doenças. Entendo sua preocupação, então recomendo que você busque um profissional para lhe ajudar a identificar o que ele realmente pode ter. Este, irá lhe orientar da melhor forma possível para encontrar uma solução o mais rápido possível. Abraços
Uma possibilidade é agendar uma sessão on-line com um psicólogo pra ele. É mais fácil que tirar ele se casa e levar no consultório. Se ele apresenta algum risco de suicídio aconselho a procurar o CAPS mais próximo a sua casa e expor a situação, eles poderão te orientar sobre o que fazer. Caso deseje agendar uma sessão on-line de avaliação estou a disposição. Espero ter ajudado, abraços.
Sugiro que proponha à ele uma terapia de família. Seu filho faz parte de um sistema maior que é a família. Sabendo disso, essa é uma alternativa que cuidará do sistema como um todo e, quem sabe, dará mais suporte para que ele não fique sozinho dentro do cuidado com o sintoma que está aparecendo.
Uma possibilidade é de você dizer a seu filho que você esta preocupada com ele e que pensou em procurar ajuda de um profissional para que esse possa orientar vocês a como agir(você e seu filho), que a função do psicologo é entender o que esta acontecendo e se você não se identificar com esse profissional que não ha problema que existem outros que você possa se sentir mais a vontade. Espero ter ajudado.
A depressão é uma doença complexa e multifatorial. É compreensível sua preocupação como mãe perceber tais sintomas reverberando no comportamento que seu filho apresenta. Porém, é necessário ser todo ouvidos para ele, dando a ele credibilidade de que ele pode confiar em você sem ser julgado. Compreenda também seu espaço. É importante que nesse momento, caso haja resistência dele em estar em tratamento, procurar por ajuda psicológica você mesma para saber lidar com essa situação.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.