O meu filho tem crises de sonambulismo o que devo fazer?

8 respostas
O meu filho tem crises de sonambulismo o que devo fazer?
Olá.

Vc não especifica a idade do seu filho, porém subentendendo de que possa se tratar de uma criança, é indicativo de avaliação clínica médica. A ocorrência é mais comum do que se supõe, tanto na criança quanto em adulto. Sendo partidária da Doutrina Kardecista, lhe indico buscar também por uma orientação espiritual. Esclarecendo que este não é o único caminho para se tratar de assunto desse porte. E em absoluto desconsidere as indicações para buscar avaliação médica. Espero ter lhe ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O sonambulismo infantil pode ser um fenômeno normal e relacionado ao processo de amadurecimento do cérebro. A frequência com que ocorre varia conforme os estímulos internos e externos do seu filho. Sugiro que a sra leve o seu filho a um médico especialista em neurologia para realização de exames e para um(a) psicólogo(a). Em alguns casos, dependendo do grau de sonambulismo, é possível completar com técnicas de relaxamento e terapia. Outra dica, evite excessos de estímulos no ambiente do sono, ou seja, com pouca luz e barulhos externos, evitar atividades que provoque agitação, como computador, vídeo game, celular e televisão, servem para ajudar a combater o sonambulismo. Espero ter contribuído!!! Estimo melhoras para o seu filho. Boa sorte!!!

Forte abraço!!!
O sonambulismo na infância pode ser benigno e remitir sozinho ou pode estar relacionada a alguma patologia de base (ex: foco epiléptico). Leve a um médico.
Acredito que seria prudente que fosse examinado por um neurologista.
É comum algumas crianças passarem por essa fase. Talvez alguma medicação de aprofundamento do sono possa ser eficaz.
Muitas vezes o sonambulismo pode estar associado a recalques vividos na vida .ATitudes que se uma forma ou outra ficam represada no inconsciente.
Procura um profissional especialista em Distúrbios do sono, que pode ser um médico ou um psicólogo, pois ambos te ajudarão com as respectivas condutas específicas. O médico com a prescrição de medicação, se for o caso, e o psicólogo, com vistas na situação emocional e psicológica.
O melhor nesse caso é procurar um médico neurologista, sendo o que tratamento psicológico associado também auxiliar no controle do distubio. Antes de iniciar o tratamento o que você poderá fazer no momento para segurança da criança é proteger a área que ela dorme, como manter trancados janelas e portas. O sonambulismo costuma diminuir a medida que a criança/adolescente se desenvolve a depender da causa, por isso é importante um especialista para verificar porque o mesmo ocorre.
estudos revelam que cerca de 30% de crianças saudáveis já apresentaram, pelo menos, um episódio de sonambulismo. A explicação para essa incidência infantil está no fato de as crianças terem sono mais profundo e mais capacidade de sincronização das ondas cerebrais.
O sonâmbulo é aquele que leva o sono para caminhar, tamanha agitação que algo lhe provoca internamente. Em um tratamento psicanalítico a criança poderá verbalizar o que eventualmente a angustia e verbalizada a questão, pode ser tratada adequadamente. Fico à disposição para uma visita e orientar no que mais for preciso. Abraço

Especialistas

Marcielen Santana

Marcielen Santana

Psicopedagogo

Porto Alegre

Geovana Souza Lima

Geovana Souza Lima

Psicólogo

São Paulo

Maisa Manhães

Maisa Manhães

Psicopedagogo

Rio de Janeiro

Ana Rita Ferreira Lima

Ana Rita Ferreira Lima

Psicólogo

Teresina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 115 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.