O meu filho tem 7 anos ele nao aprende,nao guarda, nao memoriza ,tem dificuldade com os numerais tem

5 respostas
O meu filho tem 7 anos ele nao aprende,nao guarda, nao memoriza ,tem dificuldade com os numerais tem problema na fala. o que devo fazer?
Você pode procurar um médico pediatra para que possa avaliar seu filho, assim como um neuropsicólogo para realizar uma avaliação de suas capacidades cognitivas e emocionais. Também pode procurar uma fonoaudióloga para realizar uma avaliação da linguagem de seu filho e neuropediatra para uma avaliação neurológica.
Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esta idade esta em desenvolvimento e precisa do apoio dos pais. É importante a avaliação de um especialista, porem algumas atividades deve ser estimulada. Segundo a teoria do desenvolvimento a criança quando ela vai aprender algo novo, ela deve ter algo em sua memoria pra buscar a informação. Por exemplo quando monstra a criança um cavalo ela busca em sua memoria a imagem de um cachorro, porem se ela não estiver uma imagem semelhante ela terá dificuldade em memorizar o cavalo.
Dicas;
Veja quais são as suas dificuldades e tenha paciência em ensina-lo.
Incentive jogos de memorização como jogo de memoria, palavras cruzadas.

Abraços

Joice
O acompanhamento médico é mesmo imprescindível para o desenvolvimento e orientação familiar. Existem profissionais na psicologia e outras áreas de saber que podem auxiliar. Na psicologia: - Psicomotricista: visa atender as questões psicomotoras e desenvolvê-las; - Neuropsicólogo: faz esta interface entre os saberes da psicologia e da neurologia: estuda as relações do cérebro e o comportamento humano; - Psicopedagogo: fará toda a difrença no âmbito escolar para assegurar as questões correlatas a aprendizagem, adaptações de salas e profissionais para o desenvolvimento e aprendizado escolar.
Alguns centros sociais como CAPS i, APAE, AACD entre outros, costumam ter toda equipe multidisciplinar preparada para atender a demanda.
Lembrando que, a fonoaudiologia e terapia ocupacional são ótimas também. A equoterapia: terapia multidisciplinar com auxílio de cavalos pode ser adotada em alguns casos.

Abraços,

Diana Gava
Uma boa avaliação neuropsicológica pode mapear as dificuldades e recomendar intervenções ou encaminhamentos aos profissionais mais indicados.
Procurar orientação com o pediatra e realizar uma avaliação com um psicólogo para detectar o que está prejudicando seu desenvolvimento.

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Natália Magno Araújo Ferreira

Natália Magno Araújo Ferreira

Psiquiatra

São Paulo

Charles Rodrigues

Charles Rodrigues

Psiquiatra

Sorocaba

Vanessa Larivoir

Vanessa Larivoir

Psiquiatra, Médico clínico geral

Juiz de Fora

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 48 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.