O meu filho, de dez anos, começou a tomar Orap 1mg,hoje. Ele tem TOC e estava tendo tiques. Alguns minutos

3 respostas
O meu filho, de dez anos, começou a tomar Orap 1mg,hoje. Ele tem TOC e estava tendo tiques. Alguns minutos apos tomar ele comecou a ter rigidez muscular e facial "o corpo dele esta dando leves pulinhos, como se fossem contraçoes ou espasmos". Essa reaçao permanecerá ou é só inicial?
Realmente é um efeito colateral importante e pode ser revista a medicação
Existem muitas outras alternativas a essa medicação

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Pimozida certamente foi prescrita à criança para tratar a ideação obsessiva e os tiques musculares com um antipsicótico de 1a. Geração cujo intenso bloqueio dopaminergica provocou efeito colateral ( distonia muscular). A paciente deve ser reavaliada o quanto antes pelo psiquiatra que a prescreveu a fim de que o profissional possa otimizar os benefícios sem provocar nocividade. As alternativas seriam: a) acrescentar ao Pimozide um anticolinérgico como o Biperideno para combater 0s eventos adversos; b) Trocar a Pimozida por um antipsicótico de 2 a. Geração (Risperidona, Quetiapina, p.ex), que reúna eficácia e baixo potencial de indução de eventos adversos.
Essa reação é um efeito colateral possível dos antipsicóticos, principalmente os de primeira geração, classe medicamentosa à qual pertence o Orap. Pelo que você descreveu, ele teve uma distonia aguda. Sugiro que você entre em contato o quanto antes com o psiquiatra do seu filho, pois pode ser necessário associar uma medicação para melhora desse efeito colateral. Além disso, ele poderá optar por reduzir a dose do Orap ou mesmo trocá-lo por outra medicação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 42 perguntas sobre Orap
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.