O meu filho de 17 anos foi a uma consulta de psquiatria para tratar ansiedade e insônia. O psquiatra

16 respostas
O meu filho de 17 anos foi a uma consulta de psquiatria para tratar ansiedade e insônia. O psquiatra receitou vários 3 medicamentos, Frisium, Sertralina e Rivotril em SOS. Parece-me muita medicação para um rapaz novo sem sintomas graves. Ele sente para além da insónia, aperto no peito e por vezes fica um pouco agressivo verbalmente quando o tento aconselhar. O que devo fazer?
Olá! Imagino seu sofrimento! Se o psiquiatra receitou a medicação é porque ele avaliou que seja necessária, como você falou, ele demonstra um pouco de agressividade! Com certeza o médico levou vários outros fatores em consideração! Seria importante ele também ter o acompanhamento de um Psicólogo, vários dados compravam que quando uma pessoa que utiliza medicamentação e também faz terapia, os resultados são melhores! Espero ter ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200

Boa noite.
Assim como a Dra. Rosiane comentou, há dados que comprovam resultados melhores quando se associa psicoterapia e tratamento medicamentoso. Com isso, pode ser importante que seu filho seja acompanhado por um psicólogo.
Quanto aos medicamentos receitados pelo médico psiquiatra, é possível buscar a avaliação de outro especialista, caso seja do seu interesse.
Esperto ter conseguido ajudar!
Olá! Sua dúvida e sua preocupação são válidas. Pelas informações que vc nos passou
parece-me que o psiquiatra avaliou a importância desses medicamentos para seu filho. É comum e ao mesmo tempo delicado esse quadro nessa idade. São muitas cobranças internas e sociais- amadurecimento, definição de carreira, estudos, relacionamentos amorosos, sexualidade. Oriento que vc busque tb ajuda psicológica para seu filho e com isso vc terá orientação do profissional. Espero ter lhe ajudado. Um abraço.
Boa noite
Encaminha-lo a um psicólogo especialista em insonia e terapia cognitivo comportamental
Retorne na consulta com o mesmo Psiquiatra e relate o que seu filho está passando. Ele é a pessoa mais adequada para analisar se isso é ou não efeitos da medicação.
Olá! Como mãe entendo a sua preocupação e o ideal é conversar com o psiquiatra sobre os medicamentos e caso ainda tenha dúvidas busque uma segunda avaliação. Oriento a fazer psicoterapia que contribuirá com os aspectos emocionais vivenciados por ele, uma vez que esta fase pode trazer várias inquietações, dúvidas. É um processo de amadurecimento, autoconhecimento. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição. Abraço
Olá! Percebo sua preocupação e angústia! É importante que você busque o psiquiatra novamente para relatar como o seu filho tem reagido ao tratamento e tirar suas duvidas sobre o excesso de medicação!
Outra opção é buscar um segundo psiquiatra para ter uma outra avaliação sobre o caso.

Além disso, é essencial que ele também faça psicoterapia!

Olá! Nesse primeiro momento acredito que seja interessante conversar com o Psiquiatra que tem acompanhado o seu filho para entender melhor o diagnóstico e o tratamento proposto. Os medicamentos foram prescritos pq o profissional julgou necessário e é direito seu e do seu filho saber o que o levou a isso, até para que possam se tranquilizar e permanecer no processo ou decidir se o melhor a fazer é buscar a avaliação de outro médico. Em paralelo a isso, como outros colegas também ressaltaram, é importante que o seu filho inicie a psicoterapia para que possa aprender a lidar com suas questões e ter melhores resultados. Cuide-se bem!
Olá! Se o médico receitou as três medicações é porque provavelmente se faz necessário! Sempre é importante entender durante a consulta o motivo da prescrição dos medicamentos e os objetivos de seu uso no tratamento! A insônia precisa ser tratada com medicamentos quando está muito acentuada,pois o sono tem função reparatória para mente e corpo e a medicação se faz necessária para tratar a ansiedade quando os sintomas físicos são muito fortes,mas para total eficácia do tratamento se faz necessário fazer acompanhamento com o psicólogo!
Olá! Poxa, imagino sua angústia frente a isso. Sugiro que retornem ao médico psiquiatra e informem o que está acontecendo, se ainda sim não se sentir segura, passe com outro profissional. Lembrando que há um período necessário para que os medicamentos possam fazer efeito.
17 anos corresponde, em geral, ao 3º ano do Ensino Médio (EM). Essa é uma fase de muita pressão para os nossos jovens que se sentem na responsabilidade de tomar grandes decisões comuns, nesta fase da vida. E devido a isso, tem sido comum adolescentes do EM sofrerem com crises de ansidade e insônia, o que tem justificado a necessidade de medicamentos para minimizar as crises. Se você tem dúvidas sobre os medicamentos, converse com o médico. Por outro lado, os jovens tem a necessidade de mostrar que cresceram e que não são mais crianças e por isso, por vezes, se tornam agressivos na forma de falar. Com certeza, ele está tão assustado quanto você em relação a tudo o que está acontecendo. Não leve pro pessoal. É momento de acolhê-lo. Fique por perto e se coloque à disposição caso ele queira conversar. Mas, dê a ele o espaço que ele precisa. A terapia pode ajudá-los neste processo para fortalecer o vínculo e a superar juntos, esse momento. Melhoras para o rapaz!
Olá! Como meus colegas de profissão já disseram, é importante que seu filho tenha um acompanhamento terapeutico com uma psicóloga. Quanto à medicação seu filho deve retornar ao médico após 30 dias, daí você pode acomapanha-lo à consulta e tirar suas dúvidas com o psiquiatra. Precisando de ajuda, estou à disposição! Abraço!
A sua pergunta se refere a uma área bastante polêmica. A opinião crítica diz que insônia e ansiedade não são doenças e não se curam com remédios. Além do mais, os produtos psicofarmacêuticos não são remédios no sentido de curativos. Eles são, em princípio, calmantes ou estimulantes. Se o seu filho dorme bem com a medicação prescrita, tudo bem. Mas deveria dormir só à noite. Se ele fica sonolento ou passivo durante o dia, a medicação lhe tira uma parte da vida e tira de você o filho espontâneo que você deve estar acostumado de ter. Neste caso, e de toda maneira, melhor tentar outras medidas. Em primeiro lugar, a través da psicoterapia, mas também perguntando-se o que na vida do seu filho pode ser melhorado por você mesm@. Os problemas dos filhos costumam fazer sentido como reflexo de problemas no ambiente familiar. O seu filho está sendo bem tratado? Os familiares são ansiosos demais com respeito ao futuro do filho? Tem conflitos na família que o deixam duvidar do seu valor? Tais problemas familiares podem requerer ajuda profissional para serem melhorados, a través de sessões de psicologia familiar ou a través da psicoterapia de um dos adultos.
Oiê, a ansiedade faz parte de pelo ao menos metade da humanidade segundo a OMS, podemos classificá-la em leve, moderada ou grave, porém o mais importante é identificar os prejuízos que causam à vida da pessoa. O medicamento é utilizado para diminuir este impacto na vida diária, mas o que realmente vai ajudar é o trabalho da psicologia. É na terapia que a pessoa aprende a identificar o que pode estar causando a ansiedade, lidar com os sintomas e ter habilidade para sair tanto da crise quanto de outros sintomas que são mais silenciosos, as outras pessoas não percebem mas a própria pessoa está em sofrimento muitas vezes silencioso. A irritação pode ser resultado do próprio mal estar da ansiedade como também da fase de desenvolvimento, a irritabilidade se faz presente na adolescência também. Sugiro que procure um psicólogo que possa orientar vocês a sair desta fase tão desgastante. Desejo melhoras e qualquer coisa pode me procurar aqui no site.
A prescrição de múltiplos medicamentos para ansiedade e insônia em um jovem pode ser apropriada, mas também pode levantar preocupações válidas sobre a adequação e necessidade do tratamento. Dada a complexidade da situação, seria prudente:
buscar uma segunda opinião para avaliar a necessidade e dosagem dos medicamentos prescritos e deixa-los mais seguros;
sugiro iniciar com a terapia cognitivo comportamental (TCC) que têm mostrado eficácia em tratar ansiedade e insônia; observar de perto qualquer efeito adverso dos medicamentos e comunicar imediatamente ao médico; incluir e incentivar atividades físicas regulares, técnicas de relaxamento, e uma rotina de sono consistente, que são complementares ao tratamento medicamentoso. Este conjunto de medidas pode proporcionar um tratamento mais equilibrado e sustentável para seu filho. Sempre à disposição.
Olá mãe.

Agradeço por compartilhar suas preocupações. É natural sentir-se insegura quanto à medicação prescrita pelo psiquiatra, especialmente quando se trata de um jovem.

Como psicóloga clínica, não posso intermediar diretamente questões relacionadas à prescrição médica, mas posso oferecer algumas orientações gerais. É importante que você discuta suas preocupações diretamente com o psiquiatra que fez a prescrição. Ele ou ela poderá explicar a necessidade e a finalidade dos medicamentos e esclarecer qualquer dúvida sobre os efeitos e dosagens.

Além disso, o tratamento psicológico pode ser um excelente complemento para o acompanhamento médico. A terapia pode ajudar seu filho a lidar com a ansiedade, a insônia e os desafios emocionais que está enfrentando. Trabalhar com um psicólogo pode oferecer suporte adicional para a gestão dos sintomas e promover estratégias de enfrentamento saudáveis.

Se desejar, posso ajudar a explorar essa possibilidade e discutir como a terapia pode beneficiar seu filho. Estou à disposição para conversarmos mais sobre isso e encontrar o melhor caminho para o apoio dele.

Atenciosamente,
Catia Lopes