O meu cunhado tem 21 anos, e tem retardo mental, acredito que sua mentalidade seja de uns 8 anos, ha

7 respostas
O meu cunhado tem 21 anos, e tem retardo mental, acredito que sua mentalidade seja de uns 8 anos, ha um certo tempo, que ele desenvolveu comportamentos muito agressivos, principalmente com seus pais e irmaõs, ele bate para machucar mesmo... e não sabemos mais o que fazer. algum especialista?
Concordo com Gisele. Tem-se que fazer uma avaliação neuropsicológica para saber o nível de comprometimento cognitivo.E a partir desta ser direcionado o tratamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ele precisa ser medicado, procure um psiquiatra ou um clinico que encaminhe. Boa sorte!
A primeira coisa a se fazer seria encaminha-lo para uma avaliação neuropsicológica, assim saberíamos o real nível de comprometimento cognitivo e também se identificaria as possíveis comorbidades (outros sintomas ou comportamentos) provenientes da seu transtorno cognitivo. A medicação só poderá ser indicada após completa aavaliação.
Com relação a agressividade, é bem possível que o atraso cognitivo o impossibilite de resolver situações de conflito sem ansiedade e impulssividade. Para sua melhor adequação comportamental, sugiro que procure a terapia cognitivo comportamental. A abordagem buscará ajuda-lo no treino de habilidades sociais.
Um comportamento como a agressividade pode ser desenvolvido como parte do processo de solução de conflitos. Quando atingimos nosso limite cognitivo para solucioná-los tendemos a usar o lado animal, ou seja, a força bruta. Agir com cautela a amor, tirar o foco do problema por alguns instantes, costuma mudar radicalmente a resposta. Em paralelo procure auxiliá-lo no desenvolvimento de repertório para sair das situações geradoras do estresse/impasse. Acredito que capacitando melhor o principal cuidador na condução destas questões poderá melhorar muito o quadro. Recomendo que este cuidador busque ajuda de um psicólogo e que seja o disseminados dos conhecimentos adquiridos.
Abraços e boa sorte.
O comportamento agressivo apresentado por uma pessoa pode ter diferentes motivações. Não podemos afirmar sem fazer uma avaliação adequada. A pessoa portadora de deficit intelectual possui dificuldade de se comunicar. isso também depende do grau de comprometimento cognitivo. O importante nessa situação é a procura de especialistas: psicólogo, neurologista, psiquiatra, terapeuta ocupacional e outros. Esse atendimento é para a família e a pessoa portadora do deficit intelectual. O termo retardo não costuma ser utilizado por fazer referência a algo pejorativo.
A agressividade pode estar sendo instalada pela.dificuldade em se fazer compreender. Seria indicado passar por uma avaliação psicológica e ver a necessidade de intervenção psiquiátrica e neurológica para melhor tratamento e acompanhamento do paciente
Olá!
É necessário avaliação médica para descartar causas clínicas de mudança do comportamento, como dor, infecções e outros. Um psiquiatra pode lhe ajudar nesse sentido, bem como prescrever medicações que ajudem com as alterações de comportamento.

Especialistas

Alessa Rodrigues Gallio

Alessa Rodrigues Gallio

Psicólogo

Sorocaba

Jessica Fayer

Jessica Fayer

Psicólogo

Juiz de Fora

Denise Achutti

Denise Achutti

Psicólogo

Porto Alegre

Thaís Felini

Thaís Felini

Psiquiatra

Sorriso

Caroline Gensas Wajngarten

Caroline Gensas Wajngarten

Psiquiatra

Rio de Janeiro

Allan Maia Andrade de Souza

Allan Maia Andrade de Souza

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.