O meu cunhado tem 21 anos, e tem retardo mental, acredito que sua mentalidade seja de uns 8 anos, ha

7 respostas
O meu cunhado tem 21 anos, e tem retardo mental, acredito que sua mentalidade seja de uns 8 anos, ha um certo tempo, que ele desenvolveu comportamentos muito agressivos, principalmente com seus pais e irmaõs, ele bate para machucar mesmo... e não sabemos mais o que fazer. algum especialista?
Concordo com Gisele. Tem-se que fazer uma avaliação neuropsicológica para saber o nível de comprometimento cognitivo.E a partir desta ser direcionado o tratamento adequado.

Ele precisa ser medicado, procure um psiquiatra ou um clinico que encaminhe. Boa sorte!
A primeira coisa a se fazer seria encaminha-lo para uma avaliação neuropsicológica, assim saberíamos o real nível de comprometimento cognitivo e também se identificaria as possíveis comorbidades (outros sintomas ou comportamentos) provenientes da seu transtorno cognitivo. A medicação só poderá ser indicada após completa aavaliação.
Com relação a agressividade, é bem possível que o atraso cognitivo o impossibilite de resolver situações de conflito sem ansiedade e impulssividade. Para sua melhor adequação comportamental, sugiro que procure a terapia cognitivo comportamental. A abordagem buscará ajuda-lo no treino de habilidades sociais.
Um comportamento como a agressividade pode ser desenvolvido como parte do processo de solução de conflitos. Quando atingimos nosso limite cognitivo para solucioná-los tendemos a usar o lado animal, ou seja, a força bruta. Agir com cautela a amor, tirar o foco do problema por alguns instantes, costuma mudar radicalmente a resposta. Em paralelo procure auxiliá-lo no desenvolvimento de repertório para sair das situações geradoras do estresse/impasse. Acredito que capacitando melhor o principal cuidador na condução destas questões poderá melhorar muito o quadro. Recomendo que este cuidador busque ajuda de um psicólogo e que seja o disseminados dos conhecimentos adquiridos.
Abraços e boa sorte.
O comportamento agressivo apresentado por uma pessoa pode ter diferentes motivações. Não podemos afirmar sem fazer uma avaliação adequada. A pessoa portadora de deficit intelectual possui dificuldade de se comunicar. isso também depende do grau de comprometimento cognitivo. O importante nessa situação é a procura de especialistas: psicólogo, neurologista, psiquiatra, terapeuta ocupacional e outros. Esse atendimento é para a família e a pessoa portadora do deficit intelectual. O termo retardo não costuma ser utilizado por fazer referência a algo pejorativo.
A agressividade pode estar sendo instalada pela.dificuldade em se fazer compreender. Seria indicado passar por uma avaliação psicológica e ver a necessidade de intervenção psiquiátrica e neurológica para melhor tratamento e acompanhamento do paciente
Olá!
É necessário avaliação médica para descartar causas clínicas de mudança do comportamento, como dor, infecções e outros. Um psiquiatra pode lhe ajudar nesse sentido, bem como prescrever medicações que ajudem com as alterações de comportamento.