O medo causa a depressão ou a depressão causa o medo ?

10 respostas
O medo causa a depressão ou a depressão causa o medo ?
São coisas diferentes e não necessariamente haverá uma relação de causalidade entre eles, apesar de poder acontecer

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, o medo causa depressão, o medo aprisiona, trava, reprime, impede, ou seja, deprime.
O medo da vida, o medo fora de controle, das pessoas, de sentir, o medo do medo e o medo de sí próprio.
O medo é o combustível da depressão.É um sistema de retroalimentação.
Aprenda com seu medo.
Somente a terapia pode te ajudar a lidar com seus medos.
Possivelmente o medo quando limitante deva trazer sentimentos da depressão; em depressão os sentimentos tragam medo em função das faltas de perspectivas
Eita, que perguntinha capciosa, não é mesmo? Sendo bem sincera, muitas vezes ficamos presos na causa do problema e isso consome muito nossa energia.

Lembrei-me uma historinha zen...que fala de um velho homem que acidentalmente caiu nas corredeiras de um rio que levava a uma cachoeira alta e perigosa. As pessoas que viram temiam por sua vida. Milagrosamente, ele saiu vivo e ileso na parte inferior das quedas. Pessoas perguntaram como ele conseguiu sobreviver e o velho respondeu:

"Eu me moldei à água, não a água à mim. Sem pensar, eu me permiti ser moldado por ela. Mergulhando, eu saí com o redemoinho. É assim que eu sobrevivi."
A depressão está associada com a perda da esperança e do sentido em viver. Já o medo, surge frente a situações arriscadas (que nós consideramos em algum nível, consciente ou não, arriscadas..).
Medos muito intensos e limitantes podem, em alguns casos, afetar o senso de esperança e o sentido de viver de algumas pessoas, contribuindo para o surgimento da depressão.
Olhando pelo outro lado, pessoas no estado depressivo podem desenvolver medos (ou intensificar medos já existentes), contribuindo para aprofundar a depressão ainda mais.
As duas situações podem acontecer, mas não necessariamente uma é a causa da outra. Vou explicar: Há situações em que medos intensos, ou as chamadas fobias, podem acabar desencadeando uma depressão por fatores como isolamento em algumas situações, por exemplo. Também pode acontecer de uma pessoa com sintomas depressivos comece a ter medo de situações que antes não tinha por sua condição e como ela interpreta as situações a sua volta. De todo caso, a depressão e o medo podem ou não estar presentes ao mesmo tempo, ou seja, não a como generalizar e dizer que uma gera a outra. Cada caso é um caso e deve sempre ser analisado por um profissional. Espero ter ajudado.
Olá! O medo é um estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência.
Então, podemos ter o medo como vivencia ligada às causas de um quadro depressivo, que é multifatorial, ou o quadro depressivo como favorável para a intensificação de vivências do estado afetivo, medo! Abraços fraternos, Psicóloga Andréia Souza
Boa noite, para tua pergunta é difícil dar uma resposta, é igual a pergunta "que nasceu primeiro o ovo ou a galinha?" Os dois elementos medo e depressão podem caminhar juntos e separado ao mesmo tempo; precisa fazer uma avaliação medica para ter um diagnostico mais adequado e pode ser que, uma realidade beneficie a outra. Para tanto é importante fazer psicoterapia que irá ajudar a ter mais consciência das causas que acometem o medo e/ou depressão. Procure ajuda sozinha é difícil individuar as causas, um olhar de fora pode te ajudar a encontrar uma resposta adequada.
Olá, não existe uma relação de causa e efeito entre medo causar depressão ou depressão causar o medo. O que acontece é que elas podem ocorrer de forma paralelas ou seja a pessoa esta em depressão e tem comportamento ansioso (medo). Espero ter ajudado.
Dependendo da intensidade e das situações em que ocorre, o medo é natural. Quando ocorre de forma patológica, o medo costuma estar mais associado em transtornos de ansiedade do que na depressão. Mas é possível haver comorbidade (ambos os sintomas estarem presentes).

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.