O médico receitou Neozine para o meu filho de 4 anos para controlar o sono. Ele estava tomando melat

4 respostas
O médico receitou Neozine para o meu filho de 4 anos para controlar o sono. Ele estava tomando melatonina. Estou em dúvida quanto a trocar?
Não seria ético dar lhe uma orientação quanto a essa questão. Você deve sempre seguir a orientação do seu médico.

Olá!
Veja bem, melatonina e Levomepromazina( Neozine) são compostos totalmente diferentes.
A melatonina é um hormônio produzido pelo nosso corpo, mais especificamente na glândula pineal, no cérebro. Ela é liberada no começo da noite, quando começa a escurecer e tem um pico mais pro meio da noite, ajudando a iniciar o sono. Em outros países a melatonina já é utilizada há bastante tempo, e é considerada como um suplemento pela FDA( Food and Drug Administration). Sendo assim, sua indicação é restrita a um certo tipo de insônia.
Já a levomepromazina( Neozine) é um antipsicótico antigo, que a depender da dose promove apenas sedação. essa medicação pode ser utilizada para diferentes situações clínicas e fica bastante difícil conseguir elucidar sua dúvida de maneira apropriada.
Sendo assim, concordo com a sugestão do colega: procure seu médico para ser melhor orientada quanto aos efeitos esperados e os colaterais das duas medicações.
Espero ter ajudado
A melatonina, como descrita pelo colega acima Doutor Ewerton Teixeira, é um hormônio, produzido pela glândula pineal, situada na base do cérebro.Sua função é, basicamente ser reguladora de nosso relógio biológico, que controla todo o nosso ritmo circadiano. Todos os seres humanos são providos desse mecanismo regulador. Falta complementar que, começa a ser produzida entre 17h e 18h, ao anoitecer, ou seja, no ciclo escuro do dia e "desligando" automaticamente ao amanhecer, início do ciclo claro, entre 6h e 7 horas. Ela não é uma substância hipno-indutora.

Como visto, ela regula todo o nosso relógio biológico, inclusive o sono. É necessária uma disciplina rígida em sua prescrição. Por exemplo, as pessoas devem escolher com certo rigor a hora de "ir para a cama", recomendando-se formalmente que se respeite rigorosamente todo o ciclo escuro da fabricação do hormônio, sendo recomendável um ciclo de sono noturno com duração mínima de sete horas e máxima entre oito e nove horas. Nem menos, nem mais.

É interditado que se leve fontes luminosas para o quarto como celulares, computadores ou aparelhos de televisão, pois qualquer fonte luminosa direta sobre o cérebro interrompe o ciclo de produção da melatonina, prejudicando todo seu funcionamento. Como existem ainda intensos estudos moleculares e clínicos acerca do mecanismo de ação da melatonina, é preciso que se observe um protocolo de diagnóstico da insonia.

A levopromazina, como dito acima é um antipsicótico de primeira geração, com poderoso efeito sedativo, devendo ser exclusivamente usado como medicação em estados de excitação psicomotora e agressividade verbal ou física hétero-dirigidas em pacientes diagnosticados com psicoses esquizofrênicas e na fase maníaca do transtorno bipolar.
Olá! Entendo a sua preocupação. O Neozine é um medicamento utilizado para tratar problemas de ansiedade, agitação e distúrbios do sono em crianças. Já a melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo que ajuda a regular o sono. Ambos os medicamentos podem ser eficazes para o controle do sono, porém o Neozine é uma opção mais forte e pode apresentar mais efeitos colaterais. É importante conversar com o médico que acompanha o seu filho para entender a razão da troca e esclarecer todas as suas dúvidas. Ele poderá orientar qual a melhor opção de acordo com o caso específico da sua criança. Lembrando que é sempre importante seguir as orientações médicas e nunca mudar a medicação ou dosagem por conta própria. Caso ainda tenha dúvidas, uma teleconsulta com um neuropediatra pode ser uma boa opção para obter mais informações e esclarecer todas as suas dúvidas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 800