O médico passou Cobavital para tomar para abrir apetite pois a Flouxetina tira o apetite .. essa com

2 respostas
O médico passou Cobavital para tomar para abrir apetite pois a Flouxetina tira o apetite .. essa combinação pode fazer mal?
A ciproeptadina do Cobavital* pode, eventualmente, reduzir o efeito da fluoxetina. Porém, sob supervisão médica, a combinação não é contraindicada, bastando observar a evolução do(a) paciente.

Cobavital é um medicamento que contém cobamamida (uma forma de vitamina B12) e ciproeptadina, um anti-histamínico que também tem propriedades de aumento do apetite. A fluoxetina, por outro lado, é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina (ISRS) que pode, em algumas pessoas, reduzir o apetite. Vamos analisar a combinação dos dois:

Considerações sobre a Combinação:

Efeitos Complementares: O uso de Cobavital para contrabalançar a perda de apetite causada pela fluoxetina é uma abordagem que alguns médicos utilizam, já que a ciproeptadina pode estimular o apetite.

Sedação: A ciproeptadina pode causar sonolência, que é um efeito colateral a ser observado, especialmente no início do tratamento. No entanto, esse efeito geralmente não é exacerbado pela fluoxetina.

Interações Medicamentosas: Não há interações medicamentosas significativas conhecidas entre Cobavital e fluoxetina, tornando a combinação geralmente segura para a maioria das pessoas. No entanto, como com qualquer combinação de medicamentos, a resposta individual pode variar.

Monitoramento de Sintomas: É importante monitorar como você se sente ao iniciar Cobavital, especialmente em relação a mudanças no apetite, peso e qualquer outro efeito colateral.

Recomendações:

Siga as Orientações Médicas: É importante seguir as recomendações do seu médico quanto à dosagem e ao uso de ambos os medicamentos.
Informe sobre Efeitos Colaterais: Se você experimentar efeitos colaterais significativos ou inesperados, informe seu médico para que possam ajustar o tratamento conforme necessário.
Monitoramento Regular: Mantenha um registro das mudanças no apetite e no peso para discutir com seu médico durante as consultas de acompanhamento.

A combinação pode ser eficaz para gerenciar a perda de apetite associada à fluoxetina, mas é sempre importante fazer isso sob supervisão médica para garantir a segurança e eficácia do tratamento.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500