O medico disse que sindrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada e depressão são comorbidade

28 respostas
O medico disse que sindrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada e depressão são comorbidade (pessoa é diagnosticada com síndrome de asperger). O que seria comorbidades? Muito obrigada!
A existência de duas ou mais doença na mesma pessoa simultaneamente, porém é de fundamental importância não ficar preso a uma categorização.
E sim tentar trabalhar as questões com o objetivo de amenizar os conflitos e se aproximar do seu próprio eu, através de uma psicoterapia.
Boa sorte.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Comorbidades é a existência de duas ou mais doenças simultaneamente na mesma pessoa. Uma de suas características é que existe a possibilidade de as patologias se potencializarem mutuamente, ou seja, uma pode provocar o agravamento da outra. Na pergunta acima, sim pode ser considerado comorbidade quando esses diagnósticos aparecem simultaneamente no paciente.
Olá
Comorbidade é um termo que descreve a existência conjunta de transtornos ou doenças, que se potencializam mutuamente. Um agravamento de uma, provoca o agravamento da outra, e vice-versa.
Fica a dica para da importância de procurar um Psicoterapeuta. O isolamento pode levar a um maior sofrimento, dificultando ainda mais a situação.
Espero ter ajudado.
Comorbilidades são doenças acontecem juntas porém possuem sintomas e diagnóstico diferentes.
Algumas doenças podem aumentar as chances de novas doenças associadas: por exemplo: obesidade + ansiedade, depressão + abuso/dependência de substâncias.
O exemplo citado na sua pergunta também são diagnósticos que se somam, interdependentes.
O mais importante é garantir o melhor cuidado possível, o diagnóstico é uma ferramenta importante nesse sentido. Não se prenda aos nomes diagnósticos, busque o cuidado profissional. Abraços
Há transtornos que podem estar relacionados com o diagnóstico do paciente, sendo possível que ocorram simultaneamente. Em autistas de alta funcionalidade, pode haver ansiedade exacerbada e sintomas depressivos. Aí está a importância de ter um estilo de vida saudável, fazer psicoterapia, buscar atividades prazerosas, melhores estratégias para lidar com suas dificuldades, auto-conhecimento, etc, tudo o que sabemos comprovadamente que é benéfico para a saúde mental. O acompanhamento psicoterapêutico é muito importante para o seu filho!
A palavra comorbidade é formada pelo prefixo co-, que significa "junto" e morbidade, palavra que indica a incidência de doenças. Sendo assim, algumas pessoas que possuem algum transtorno específico podem desenvolver alguma(s) outra(s) doença(s) e condições por conta do transtorno em si. Por exemplo, no Transtorno de Pânico é possível ter comorbidades de Agorafobia, Depressão, outros transtornos de Ansiedade e abuso de substâncias psicoativas. Abçs.
Nao vejo depressão e a ansiedade serem decorrentes da sindrome de asperguer....(por causa dela, sintomas dela ) , acredito q algo mais possa estar acontecendo. Possivelmente um profissional com conhecimento na area podera ajudar melhor.
A familia buscar ajuda terapeutica tb tem um grande valor pois uma vez sendo ajudados podem auxiliar uns aos outros.
Att.
Eduardo
Olá! Comorbidades são doenças/transtornos relacionados à uma doença/transtorno principal de uma mesma pessoa e que seguem seu curso simultaneamente. Espero ter ajudado. Estou à disposição. Abço.
Como já comentado pelos colegas, o termo se refere a 2 ou mais transtornos simultaneamente na pessoa.
A palavra comorbidade já foi explicada suficientemente pelo colegas a cima o que desejo sugerir é frequentar uma psicoterapia para conseguir amenizar os conflitos que isso provoca na pessoa e a faz ser mais agressiva ou mais agitada.

Comorbidades, como os demais colegas mencionaram, é o termo utilizado para falar de doenças que acontecem de forma simultânea. Normalmente, utiliza-se esse termo para falar principalmente de doenças secundárias que tem suas causas especificamente da doença principal. No seu caso, ele quis dizer que Sindrome do Pânico e Depressão estão ocorrendo especificamente por conta do autismo leve. O que precisa ser observado é se, de fato, ele não está conseguindo lidar com o transtorno, ou se existem outras causas que podem ter desencadeado Síndrome do Pânico e Depressão. Se for o último caso, deixam de ser comorbidades.
Comorbidade é quando duas ou mais doenças estão relacionadas, ocorrendo ao mesmo tempo. Abçs.
Comorbinades são doenças que se derivam de outras doenças. no seu caso, acredito que o médico quis dizer que os sintomas de ansiedade e depressão apareceram pelo paciente ter síndrome de asperger, que é o transtorno social que pode sim causar alterações no humor.
Boa tarde! Comorbilidade é a existência de duas ou mais doenças, que estão presentes de forma simultânea numa mesma pessoa.
Comorbidades é a existência de mais de duas doenças que simultaneamente acomete um mesmo indivíduo.
Como os colegas já explicaram, comorbidades é quando o paciente apresenta doenças simultâneas. É importante ressaltar que, as que você mencionou, uma potencializa e agrava a outra. Considerando o momento de isolamento social e incertezas, pacientes com essas circunstâncias podem ter seu estado intensificado devido ao cenário. Sugiro que ele seja acompanhado pelo psiquiatra (que já deve ter) e por um profissional de psicologia para dar o amparo e cuidado necessários e ele passar de forma melhor por esse momento. À disposição.
Comorbidade é um termo técnico que os profissionais de saúde usam para eles se referirem à pessoas que possuem alguma doença em conjunto com a outra. Por exemplo: nos idosos com mais de 65 anos, é comum o disgnóstico da pressão alta, e tenham uma outra doença relacionada.
Comorbidade é o termo usado pelos profissionais de saúde, referente a uma doença em conjunto com outra.
No caso citado é muito importante um acompanhamento multidisciplinar.
Abraços!
Olá! Comorbidade é quando duas ou mais doenças ocorrem juntas na mesma pessoa. Espero ter ajudado! Abraço.
Olá! Comorbidade é o termo técnico utilizado por profissionais da saúde quando duas ou mais doenças estão relacionadas na mesma pessoa ao mesmo tempo.
A junção de duas ou mais doenças é o que se refere a comorbidades.
Olá,
Comorbidade é a quando ocorre duas ou mais doenças ao mesmo tempo. Um abraço
Por definição, as comorbidades ocorrem quando há associação entre duas ou mais doenças, ao mesmo tempo, em um paciente
Olá! Comorbidade é a existência de duas doenças em paralelo e correlacionadas. Por exemplo, é muito comum em alguns transtornos mentais que tenhamos comorbidades como o abuso de álcool e outras drogas, isso significa que apesar de ser mais comum nem sempre acontece. O ideal é que você pergunte ao seu médico sempre que tiver dúvida, além de tentar conseguir lidar com seu quadro de condições sem que você se patologize, isto é, o transtorno é uma parte de quem você é, ele não esgota a sua possibilidade de existir enquanto pessoa. Faça terapia também, lhe auxiliará bastante.
Olá, é a existência de duas ou mais doenças ao mesmo tempo e na mesma pessoa.
Olá! Comorbidade é a existência de mais doenças acontecendo ao mesmo tempo. É comum que alguns transtornos ou doenças aumentam a chance de outros aparecerem ou de surgir junto, de forma correlacionada.
Bom dia!
Esses diagnósticos não são você, é apenas uma parcela sua. A terapia fará você rever esses temas e te conhecer melhor. Um forte abraço
Comorbidade refere-se à presença de duas ou mais condições de saúde em uma mesma pessoa, simultaneamente. No seu caso, o diagnóstico de Síndrome de Asperger, juntamente com a síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada e depressão, significa que esses transtornos coexistem e podem se influenciar mutuamente. Cada uma dessas condições pode afetar diferentes aspectos da vida emocional e psicológica de uma pessoa.

A psicoterapia pode ser extremamente útil no tratamento de comorbidades, pois ela oferece um espaço seguro para trabalhar as várias questões emocionais e comportamentais que surgem. Com o acompanhamento adequado, é possível aprender a lidar com essas condições de forma integrada, promovendo o bem-estar e o equilíbrio emocional.

Especialistas

Laura De Paula Machado

Laura De Paula Machado

Homeopata

Belo Horizonte

Karina Marcuci

Karina Marcuci

Psicólogo

Bauru

Milena Tavares Gaspar

Milena Tavares Gaspar

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Síndrome do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.