O medicamento Procimax pode ser tomado no lugar do Lexapro?

9 respostas
O medicamento Procimax pode ser tomado no lugar do Lexapro?
Olá! O procimax tem como princípio ativo o citalopram, enquanto o Lexapro é composto pelo escitalopram. São medicações diferentes e não intercambiáveis. Não aconselho que tome procimax como substituto do Lexapro. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, sugiro que busque o médico que te receitou Procimax e trate dessa possibilidade com ele. É arriscado e imprudente dizer por aqui, sem te avaliar, se pode ou não pode mudar a medicação. Boa sorte
Olá, boa tarde! É bem isso que os colegas pontuaram: o escitalopram (Lexapro) teve origem na molécula do citalopram (Procimax), mas são moléculas diferentes, com efeitos terapêuticos, dosagens e efeitos adversos também diferentes.
É muito importante que na consulta com seu médico, baseado em suas queixas, seja decidida a mediação que melhor se encaixe para você! Não tente fazer trocas por conta própria, é tentador, mas extremante perigoso!
Além disso, o tratamento psicoterápico é fundamental para um tratamento eficaz.
Mudanças de hábitos de vida, alimentação e exercícios físicos ( caso não haja contra-indicação) também são muito bem vindos. Abraços
Olá. Tratam-se de medicações distintas (Procimax é um dos nomes comerciais do composto citalopram, e o Lexapro é um dos nomes comerciais do escitalopram). Apesar de algumas semelhanças, são medicações que diferem na dosagem, efeitos colaterais (o citalopram, por exemplo, pode causar mais sonolência) e até mesmo efeitos em outros sistemas de nosso organismo, como o coração e ritmo cardíaco. Antes de qualquer mudança, sugiro que você discuta essas questões com seu psiquiatra, que é profissional mais indicado para manejar todas essas diferenças e indicar o remédio que seja mais útil para cada caso individualmente.
Espero ter ajudado. Um abraço!
Remédios nunca são exatamente iguais. Podem parecer mas ás vezes um composto muda tudo. Sugiro que contatue seu médico para ver essa possibilidade. Não faça essa mudança sozinha.
Olá! Cada cada caso é um caso. E deve ser melhor avaliado em seu diagnóstico. Busque o seu Psiquiatra e converse sobre a medicação, bem como, um Psicólogo da sua confiança para aumentar as chances de melhora dos comportamentos disfuncionais ligado a sua questão . Assim, o tratamento pode ser mais efetivo. Espero ter te ajudado! Grande abraço!
Importante sempre estar verificando troca de medicação juntamente com o Psiquiatra que receitou.
Como explicado pelos psiquiatras, tratam-se de medicações diferentes, ou seja, composições, atuações. Não tome remédios por conta própria. Consulte o médico psiquiatra que lhe receitou e verifique a possibilidade de substituição.
Boa tarde, sugiro que seguam as sugestões dos psiquiatras em não fazer a troca por conta própria porque os medicamentos tem funções adversa um do outro; Conversem com o medico que receitou o medicamento e não tomem iniciativa por conta própria porque os efeitos podem ser adversos e piorar a situação.

Especialistas

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Shirley Menezes

Shirley Menezes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Adriane Magalhães

Adriane Magalhães

Psicólogo, Psicopedagogo

São Paulo

Schelene De Oliveira Machado

Schelene De Oliveira Machado

Psicólogo

Foz do Iguaçu

Juliana Calixto

Juliana Calixto

Psicólogo

Salvador

Alyne Marciano Morais Gouveia

Alyne Marciano Morais Gouveia

Psicólogo, Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1153 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.