O medicamento Brintellix é bom ? Serve para depressão severa ? Melhora, de fato, a memória ?

8 respostas
O medicamento Brintellix é bom ? Serve para depressão severa ? Melhora, de fato, a memória ?
O Brintelix, cujo composto é a vortioxetina, é uma medicação bastante moderna e que tem apresentado bons resultados no tratamento da depressão. Quanto a questão da memória, é um sintoma a ser avaliado. Muitas vezes pacientes deprimidos tem alteração da memória, havendo melhora com o tratamento. Permanecendo, precisa ser melhor investigada. Espero ter esclarecido sua dúvida. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!! O Brintelix (vortioxetina) é um antidepressivo multimodal,ou seja, ele atua em diferentes sistemas de neurotransmissão como a serotonina,noradrenalina,dopamina,GABA,histamina e acetilcolina.
Estudos mostram que é uma excelente escolha para a melhora dos sintomas depressivos e ansiosos, principalmente a função cognitiva como a memória.
Precisa aguardar um tempo para ter os benefícios da medicação, mas se os sintomas não melhorarem, procure seu médico e converse com ele, para fazer uma investigação mais profunda.
O tratamento da depressão ou qualquer outro transtorno precisa ser um conjunto de medicamento para a remissão dos sintomas e psicoterapia para tratar as causas que estão dando origem aos sintomas.
Procure um psicólogo!
Espero ter esclarecido um pouco mais sua dúvida!
Trata-se de uma substancia nova no mercado. Melhor avaliação do resultado vira com avaliação futura. Por uma questão de economia de dinheiro, por ter outros medicamentos eficientes, na minha opinião, aguardo a experiencia e os estudos serem mais consistentes antes de abandonar medicamentos conhecidos. Ser "moderno" e utilizar os lançamentos pode ser caro.
Existem muitos antidepressivos, o problema é que você fica dependente deles por muito tempo. No tratamento homeopático a abordagem é mais ampla, visa entender o paciente de maneira mais abrangente. Vale a pena você conhecer, e é muito rápido. A idéia de que é um tratamento demorado é totalmente errada.
Tudo foi dito sobre o medicamento, mas cada paciente é um paciente. Pode sim vir a melhorar sua depressão e melhorar a memória, mas se a sua depressão estiver associada a um quadro de ansiedade intensa pode ocorrer a melhora da depressão, mas a memória ainda ficar prejudicada. Memória depende da atenção e concentração e se estiver ansiosa com certeza sua atenção e concentração estão baixas e consequentemente sua memória fica prejudicada. Como disseram é um medicamento novo, não se sabe ainda se tem uma ação eficaz na ansiedade, assim como os demais antidepressivos têm uma ação na ansiedade, mas não são eficazes para tratar um quadro de ansiedade, sendo assim é necessário associação com ansiolítico. Um abraço.
Olá, boa tarde!
A vortioxetina pode ser usada para depressão severa (grave) sim, já estudos comparando a medicação com a venlafaxina que é bem eficaz para episódios depressivos mais graves e com resultados semelhantes.
As vantagens dele são:
Menos efeitos adversos sexuais
Ganho de peso mínimo ou ausente
E há relatos de melhora na cognição sim!
Tem se mostrado uma opção bem interessante na prática clínica!
Um abraço!
O Brintellix que tem como substância ativa a vortioxetina; é um medicamento antidepressivo.Ele se mostrou eficaz em reduzir uma ampla gama de sintomas depressivos, o que inclui tristeza, tensão interna (sensação de ansiedade), alterações do sono (redução do sono), redução do apetite, dificuldade de concentração, dificuldade de memória, indecisão, sensação de inutilidade, perda de interesse nas atividades favoritas, sensação de estar lento. Pesquisam indicaram que mecanismo de ação da vortioxetina está relacionado à sua atividade multimodal, que é uma combinação de mais de um modo farmacológico de ação. Acredita-se que essas ações farmacológicas multimodais sejam responsáveis pelos efeitos antidepressivo, ansiolítico, pela melhora da função cognitiva, do aprendizado e da memória observados com a vortioxetina nos estudos em animais e em humanos.
O beneficio do medicamento já foi explicado amplamente pelos psiquiatras do grupo, o que desejo acrescentar é que não se pode confiar tudo aos medicamentos, nos precisamos fazer nossa parte para nos tornar consciente do que está acontecendo em nossa vida que está nos adoecendo e, tentar reverter o quadro depressivo tornando-os mais conscientes protagonistas da nossa historia e do nosso bem estar. A psicoterapia é o caminho mais adequado. Espero ter ajudado.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.