O lítio pode ser aumentado a dose se a pessoa ainda apresenta sintomas de irritabilidade com qualque
3
respostas
O lítio pode ser aumentado a dose se a pessoa ainda apresenta sintomas de irritabilidade com qualquer coisa e impulsividade mesmo com litemia de 0,7?
Sim, usam-se doses mais altas, em caso de necessidade, até por volta de 1,0 mEq/litro, a critério do psiquiatra e com os devidos cuidados (exames laboratoriais e observação clínica).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O lítio pode ser aumentado em caso de permanência de irritabilidade e impulsividade. O único cuidado a ser tomado é dosar periodicamente a litemia para avaliar se o valor está dentro da faixa terapêutica (0,8 - 1,4).
A litemia é um parâmetro importante a ser observado durante o tratamento com carbonato de lítio. Para confiar no valor da litemia é preciso garantir a coleta adequada - 12h depois da última dose. O intervalo terapêutico da litemia pode ser diferente se consideramos o momento em que se encontra o tratamento - atualmente num episódio de humor ou já fora da crise (continuação e manutenção). E para além de remissão dos sintomas, é preciso observar se aparecem sintomas de intoxicação pelo lítio - essa observação é importante para ajuste da medicação, em conjunto com a litemia. Então, para decidir se o lítio pode ser aumentado (ou se há necessidade de associar outros medicamentos), todos esses e outros fatores precisam ser avaliados em conjunto. É importante que a questão seja levada também à consulta para avaliar melhor plano terapêutico.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.