O lítio causa tremores nas mãos? Caso afirmativo, há alguma alternativa para evitar que isso ocorra?

4 respostas
O lítio causa tremores nas mãos? Caso afirmativo, há alguma alternativa para evitar que isso ocorra? No tratamento do transtorno bipolar, ele pode ser o único medicamento ou tem necessariamente de estar associado a outros tipos de medicação?
Prezado(a),
O Lítio pode provocar um tipo de tremor fino. Se o sintoma permanecer por um tempo prolongado, vale a pena a substituição por algum outro tipo de estabilizador.
No tratamento do transtorno bipolar em remissão o Lítio (ou outro estabilizador) pode ser mantido como única medicação, mas, nos episódios de mania ou de depressão, é necessário uma segunda medicação.
Que tudo se resolva logo!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O lítio pode causar tremores. Entretanto, além de os tremores poderem melhorar com o tempo de uso, há medicações que podem combater este efeito colateral sem que haja necessidade de se parar o lítio.
Procure ajuda psicológica também pq só a medicação não cura. O que nos deixa doentes é a nossa mente e nossos pensamentos e comportamentos, sentimento de culpa, medos e fobias. Bjs
Olá! Sim, um dos efeitos colaterais mais comuns do lítio são os tremores de extremidades. Existem algumas alternativas para tentar amenizar esse sintoma sem que seja necessário substituir a medicação tendo em vista que é uma excelente alternativa para tratamento do transtorno bipolar, pois tem evidências de eficácia tanto para o polo de ativação (mania) quanto para o polo depressivo, o que nem todo medicamento para transtorno bipolar apresenta. Uma das alternativas que você já pode realizar por conta própria para tentar reduzir os tremores é diminuir o máximo possível o consumo de cafeína e tabaco. Também é possível ajustar a dose do medicamento, assim como sua formulação (as de liberação prolongada podem apresentar menos efeitos colaterais), ou associar determinados medicamentos, sendo necessária uma avaliação médica, nesse caso. Boa recuperação!

Especialistas

Camilla Casarin Francisco

Camilla Casarin Francisco

Psiquiatra

Umuarama

Caroline Zurawski Sisto

Caroline Zurawski Sisto

Psicólogo

Porto Alegre

Viviane Nóbrega

Viviane Nóbrega

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 944 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.