O limão faz mal ou bem para quem tem ácido úrico? Qual é a melhor dieta com alimentos que podemos co

6 respostas
O limão faz mal ou bem para quem tem ácido úrico? Qual é a melhor dieta com alimentos que podemos comer?
Olá, tudo bem? O consumo de limão é uma estratégia nutricional utilizada para pacientes que apresentam elevação de ácido úrico, pois, apesar de ser uma fruta ácido, ele alcaliniza o sangue. Mas é interessante que estes pacientes também evitem excesso de consumo de alimentos ricos em purinas, com os alimentos proteicos. Att, Liliane Lentz

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Indivíduos com ácido úrico elevado, devem evitar o consumo de alimentos ricos em purinas.
O que são purinas? São compostos que quando metabolizados, formam o ácido úrico. As purinas são encontradas principalmente nos alimentos ricos em proteínas.
Alimentos com grande quantidade de purinas (devem ser evitados): extrato de carne, consomê de carne e frango, coração, fígado, rins, miolos, vitela, carneiro, cabrito, bacon, frios, embutidos em geral, peixes e frutos do mar (arenque, anchovas, bacalhau, sardinha, salmão, mexilhão, camarão, ostras, lagosta, caranguejo, ovas de peixe); aves (galeto, peru, perdiz, pombo e ganso) e bebidas alcoólicas.
Alimentos com baixo teor de purinas: frutas (como o limão), suco de frutas, café, leite desnatado, queijo minas frescal, iogurte desnatado, arroz, massas, pães, biscoitos, cereais, verduras e legumes, nozes, azeite, azeitona, pipoca e óleos.
O ideal é balancear a dieta com auxílio nutricional. Porém o limão ajuda no tratamento sim.
Evite carnes em excesso, permita -se comer poucas vezes ao dia. Ok
Esta é uma questão que aparece bastante em consultório. As colegas já contribuiram muito para responder à sua dúvida, então vou apenas parabenizar sua curiosidade, que é a de muitas pessoas também. Sucesso no tratamento!
Ácido úrico está relacionado com depleção do metabolismo energético. Então o limão por si só não será determinante. É preciso ver a dieta como um todo. Há excesso de carnes? Excesso de alimentos industrializados ricos em frutose? Como está o seu nível de estresse? Possui constipação? Veja que é preciso analisar vários pontos e não apenas um alimento isolado. A presença de um nutricionista é fundamental para o manejo do quadro. Atenciosamente, Cledson Marques @cled_son1_nutricionista
boa tarde, a dieta para gota no contexto da medicina tradicional chinesa (MTC), incentiva a ingestão de água morna com limão espremido de 1-2x/dia. Ele auxilia na função hepática, órgão de choque desta doença. Porém, a MTC também diz que o excesso de qualquer alimento, mesmo sendo bom, pode causar desiquilíbrios. Assim, evite o excesso de alimentos ácidos. Quanto a alimentação na hiperuricemia, como os colegas bem colocaram, existem alimentos que podem intensificar os sintomas. Assim, prefira alimentos mais cozidos, temperos naturais; evite carnes vermelhas, temperos prontos e alimentos processados. Para amparar o fígado, consuma muitos alimentos da cor verde e evite pimenta, gengibre e canela (em excesso) - no contexto da MTC. Permaneço à disposição! Deborah Gariba - CRN 3271PR

Especialistas

Lucas Moyses Carvalho de Oliveira

Lucas Moyses Carvalho de Oliveira

Reumatologista, Médico clínico geral

Belo Horizonte

Lucas Gonçalves de Oliveira

Lucas Gonçalves de Oliveira

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Pedro Henrique Pelissari

Pedro Henrique Pelissari

Reumatologista

Maringá

Luciana Ribeiro Spina Tosin

Luciana Ribeiro Spina Tosin

Médico clínico geral

Curitiba

Ana Cristina Boni Lenci

Ana Cristina Boni Lenci

Reumatologista

Curitiba

Roberta Zawadzki

Roberta Zawadzki

Reumatologista

São Mateus Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 521 perguntas sobre Gota
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.