O indivíduo com TPB se sente constantemente culpado por tudo ou sempre coloca a culpa nos outros ?

4 respostas
O indivíduo com TPB se sente constantemente culpado por tudo ou sempre coloca a culpa nos outros ?
Em todo tratamento é importante o paciente ter consciência dos sintomas. Ele tem esse direito. Os especialistas estão aí para isso. No caso, os psiquiatras podem explicar bem essa sintomatologia. No entanto, ressalto que no transtorno borderline pode haver uma situação de culpabilização própria, assim como culpar os outros devido a instabilidade do humor. Mas, um sintoma só não pode caracterizar um transtorno. As terapias clássicas tem dificuldades de tratar esses transtornos. Atualmente, o EMDR (terapia nova) e o TCC são os mais indicados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Entendo sua vontade de compreender o TPB. Somente alerto para os perigos da rotulação e da generalização. A pessoa com TPB tem por característica a instabilidade do humor e a impulsividade. Portanto, não posso afirmar que "sempre" todo borderline vai agir de uma forma ou de outra. Vai depender do histórico de vida do indivíduo e da situação que ele estiver vivendo, do momento. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.
O Transtorno de personalidade Borderline é uma denominação psiquiátrica que pode apresentar diversos sintomas como oscilações de humor. Diante disso, não podemos afirmar que "sempre" apresentará determinados sintomas. Necessita-se, dessa forma, analisarmos cada caso, escutar o sujeito sobre os sintomas que lhe incomodam e lhe causam sofrimento.
Em geral o paciente com um problema como o Transtorno Borderline tem uma sensação de vazio, impulsividade e oscilações de humor. O quadro é muito variável, depende de pessoa pra pessoa, é necessário ver caso a caso. Às vezes ele odeia tal pessoa e no momento seguinte já está amando a mesma pessoa, eu diria que varia muito, não dá para generalizar.

Especialistas

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Natália Nuernberg

Natália Nuernberg

Psicólogo

Florianópolis

Geraldo Paulino

Geraldo Paulino

Psicólogo

João Pessoa

Juliana Xavier

Juliana Xavier

Psicólogo

Rio de Janeiro

Ana Carolina Assis

Ana Carolina Assis

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 261 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.