O inconsciente pode estar envolvido na depressão?

9 respostas
O inconsciente pode estar envolvido na depressão?
A depressão, para a psicanálise, é um sintoma que aponta para a falha de defesas psíquicas criadas pelo inconsciente na tentativa de lidar com um quadro de sofrimento psíquico que produz dor psíquica que pode se expressar através de um quadro de depressão que pode chegar a paralisar ou transtornar de forma significativa a vida de uma pessoa. Dessa forma, a procura de um processo psícanalítico para poder lidar de forma mais completa e abrangente com o quadro de adoecimento e sofrimento psíquico, do qual a depressão é uma de suas expressões mais significativas.
Espero ter ajudado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Com certeza, por isso a Psicoterapia é fundamental no tratamento e recuperação do paciente, aliada à medicação, que deve ser acompanhada pelo médico.
Com certeza,

A depressão pode ser ocasionada por uma série de conflitos, os quais, muitas vezes, não são claros ao próprio paciente. Ou seja, esses conflitos são compostos total ou parcialmente por conteúdos inconscientes. Esse é um dos motivos da insistência do sujeito em permanecer numa posição, mesmo que esta lhe seja muito incômoda e lhe cause extrema angústia. A análise trabalha no sentido de fazer o paciente assimilar e entender o seu lugar nesses conflitos que, até então, eram-lhe desconhecidos.

Espero ter ajudado.
Não só o inconsciente , mas todo o enredo vivencial está ligado a fatores desencadeadores da depressão, a psicoterapia pode ser uma excelente alternativa no tratamento para a depressão.
O Inconsciênte é, com efeito, uma dimensão da realidade psíquica, como o negativo de uma foto. Podemos supor foto sem negativo (ou algo análogo?) Há qualquer sintoma sem angustia? Talvez os perversos esperimentem isso, mas graças as Leis simbólicas não temos tantos. No geral somos neuróticos e a depressão entendida na psicanálise como melâncolia uma importante questão da psicanálise, pois com a técnica da associação livre das palavras, opera-se do discurso indícios do que seria fenômenos do inconsciente. Sessão a sessão esses indícios são trabalhados.
Olá,
sim o inconsciente, nesses casos, sempre estará envolvido, e o tratamento para que tenha um resultado eficaz, será direcionado a ele, afim de entender o que causa esses sentimentos angustiantes de uma depressão, o que o levou a ficar tão triste.
E através das mudanças de comportamento e aprendendo a lidar com o que se sente fica mais fácil enfrentar qualquer coisa.
Estou a disposição
Att,
Sim, o inconsciente está envolvido e é preciso buscar, por meio da psicanálise, alcançar as motivações que te levaram à deprimir.
O inconsciente tem relação direta com a depressão uma vez que aponta a instauração de um sofrimento psíquico em um campo fértil na vida da pessoa que o tornou tão significativo (inconsciente). Algumas situações mais agravantes é necessário não somente o acompanhamento terapêutico, mas também psiquiátrico para verificação da produção de neurotransmissores que nos dão acesso à serotonina, dopamina e outros hormônios que causam a sensação de bem-estar e prazer pela vida, ausentes no quadro clínico.
Olá. A depressão diz de eventos passados que não tiveram um bom fechamento. Dessa maneira, essas experiências e vivências ficam armazenada em nosso inconsciente. Quando vivemos, no presente, alguma situação cujos os sentimentos pode ser parecidos a sensações de mal estar que tivemos no passado, é possível que todo aquele mal estar venha também a tona. Dessa maneira, reconhecer o que acontece no presente, e as histórias relacionadas (do passado) contribui fundamentalmente para compreender o que a depressão está tentando dizer. Espero ter ajudado. att.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.