O Herpes Genital, mesmo sarado, tem como ser passado? E tem como deixar sempre o virus inativo? Algu

2 respostas
O Herpes Genital, mesmo sarado, tem como ser passado? E tem como deixar sempre o virus inativo? Algum tratamento ou algo assim?
Provavelmente não irá contaminar a parceria , apenas se tiver numa fase muito inicial da doença onde ainda não tem sintomas.
No caso de herpes de repetição existe tratamento para aumentar o intervalo entre as crises.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo sua preocupação com o herpes genital, que é uma condição que pode gerar dúvidas sobre transmissão e tratamento. Mesmo quando a lesão já cicatrizou, a chance de transmissão do herpes genital é muito baixa, mas ainda existe um pequeno risco, especialmente se estiver numa fase muito inicial da infecção, antes mesmo de os sintomas aparecerem. O vírus pode estar presente na pele ou nas secreções genitais sem que a pessoa perceba, o que chamamos de "eliminação viral assintomática". No entanto, o risco é significativamente maior durante crises com lesões visíveis.

No caso de herpes de repetição, há tratamentos que ajudam a controlar a doença e aumentar o intervalo entre as crises. O uso contínuo de antivirais, como o aciclovir ou o valaciclovir, pode manter o vírus em um estado inativo por longos períodos e reduzir as chances de novas crises. Esses medicamentos ajudam a diminuir a frequência das recidivas e também a reduzir o risco de transmissão para a parceria.

É sempre importante conversar com um médico sobre a melhor forma de manejo, principalmente se você tem crises recorrentes ou está preocupado com a transmissão para o(a) parceiro(a). Uma teleconsulta pode ser uma maneira rápida e eficaz de discutir essas questões, ajustar o tratamento e obter orientações personalizadas.

Além disso, plataformas como a Doctoralia oferecem acesso aos médicos mais recomendados, permitindo que você faça consultas de forma segura e discreta, sem sair de casa. Em tempos de doenças infecciosas como a COVID-19 e MPOX, a telemedicina garante um cuidado mais seguro e prático. Se precisar de mais informações ou quiser explorar o tratamento preventivo, basta agendar uma consulta online.

Especialistas

Cássio Igor Provenzano de Almeida

Cássio Igor Provenzano de Almeida

Dentista

Belo Horizonte

Rômulo Fernandes Augusto Filho

Rômulo Fernandes Augusto Filho

Médico de família

Fortaleza

Bruna Messina

Bruna Messina

Dentista

São Paulo

Letícia Gobi

Letícia Gobi

Dentista

São Paulo

Mariana Barros

Mariana Barros

Dentista

São Paulo

Flávia Trevizan

Flávia Trevizan

Dentista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 205 perguntas sobre Herpes Labial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.