O hemifumarato de quetiapina poder utilezado para tratar especificamente insônia não associada a esq

2 respostas
O hemifumarato de quetiapina poder utilezado para tratar especificamente insônia não associada a esquizofrenia nem à bipolaridade?
Não é recomendada, atualmente, pois apesar de ser raro, pode potencialmente vir a causar efeitos colaterais tardios indesejáveis, principalmente a discinesia tardia. Apesar disto, muitos médicos usam e é possível que em doses baixas não vá causar nenhum problema. Mas, certamente, não entra nas recomendações para insônia nem da Sociedade Brasileira nem da Americana de Sono.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode sim, mas deve ser acompanhado devidamente para ser observado se não há outro efeito indesejado. O ideal quando há insônia é que seja avaliada a causa base, pois a insônia raramente é algo isolado, na maioria das vezes é um sintoma de uma doença, seja ansiedade, ou depressão unipolar, ou quadro bipolar ou uso indevido de substâncias psicoestimulantes ou alteração no ciclo sono e vigília ou na qualidade do sono.
Em particular prefiro o uso dela ou da melatonina ou da trazodona no componente indução do sono mesmo, pois os demais medicamentos tem alto potencial de gerar dependência com resistência, tolerância e abstinência. Um exemplo é que embora as pessoas relatem que o zolpidem não gera dependência tenho entrado em contato com muitos pacientes que já chegam até mim já dependentes e em uso de altas doses, inclusive já durante o dia e da área médica, e os benzodiazepínicos em geral além de gerarem dependência, geram alterações na memória a longo prazo.
O adequado mesmo é que acompanhe de perto com seu especialista de escolha em busca de especificar a causa base do sintoma insônia, para efetuar o adequado tratamento medicamentoso e comportamental. =)

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 208 perguntas sobre Seroquel
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.