O haldol pode causar depressão?

4 respostas
O haldol pode causar depressão?
O uso do haloperidol (principio ativo do haldol) está relacionado em alguns casos a sintomas depressivos, o que se difere da doença depressão. Dependendo da doença que a pessoa que está usando o haldol é portadora, após a fase onde o uso desta medicação é indicada o paciente pode evoluir para doença depressão pela evolução da doença (como em bipolares que recebem o haloperidol por quadros de mania).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante saber a indicação do uso do Haldol porque, por exemplo, no caso da Esquizofrenia, o curso do próprio distúrbio pode ser acompanhado de sintomas negativos(isolamento, lentificação, apatia,...), os quais podem se confundir com depressão. Existem efeitos colaterais chamados extra-piramidais, que também podem se confundir com depressão. Por fim, no exemplo de distúrbio citado não é improvável que ele possa ter um episódio depressivo em algum momento da evolução do quadro.
Atribuir a "depressão" ao Haldol, é possível, porém precisamos descartar inúmeras possibilidades antes.
Pode sim. Inclusive é um dos efeitos colaterais passíveis de acontecer na terapia com qualquer antipsicotico.
Não por efeito diretório medicamento. O uso do Haldol pode deixar a pessoa "embotada", com os afetos mais rígidos, mas, à rigor literário, não levar à depressão.

O que muito frequentemente ocorre é, após recuperação de um quadro psicótico com o uso de Haldol ou outro antipsicótico (no qual a pessoa se desconecta da realidade, tem delírios e/ou alucinações e muitas vezes se expõe moralmente e se coloca em situações de riscos), a pessoa evolui com um quadro depressivo (muitas vezes chamamos isso de "depressão pós esquizofrênica) ao se defrontar novamente com a realidade. É um quadro bastante complicado, e não deve ser encarado como um paraefeito da medicação e sim com a pessoa estar se deparando com uma realidade muito dura.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 408 perguntas sobre Haldol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.