O hábito de falar sozinho pode ser sinal de alguma doença ? Falo sozinha direto, crio cenas, situa

2 respostas
O hábito de falar sozinho pode ser sinal de alguma doença ?
Falo sozinha direto, crio cenas, situações, qual especialista cuida dessa área, eu gostaria de marcar uma consulta.
Pode ser sinal de algum transtorno psiquiátrico, mas nao necessariamente. Muitas pessoas, principalmente quando estão sós ou sao solitárias, falam sozinho, sem apresentarem nenhuma patologia psiquiátrica. Mas, se consultar um psiquiatra, certamente ele vai saber distinguir as situações normais das anormais.

Falar sozinho não configura, por si só, um transtorno psiquiátrico. Algumas pessoas usam esse recurso como uma maneira de organizar os próprios pensamentos.

Via de regra, isso seria algo preocupante em alguma das seguintes situações:
- se houver sofrimento significativo associado a esse falar sozinho ou se houver sofrimento quando não for possível agir dessa forma;
- se esse comportamento atrapalha o funcionamento do indivíduo;
- se existe uma percepção de dificuldade de conter esse comportamento;
- se esse falar sozinho e essas cenas imaginadas causam desconforto ou estão associadas a emoções fortes e desagradáveis;
- se ocorrem associadas a alterações de percepção (como por exemplo, ao responder vozes que só indivíduo consegue ouvir).

Essas seriam algumas situações (não todas) que indicariam a necessidade de uma avaliação mais aprofundada por especialista. Espero ter ajudado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!