O hábito de falar sozinho pode ser sinal de alguma doença ? Eu tenho esse hábito e ele está aumentando

9 respostas
O hábito de falar sozinho pode ser sinal de alguma doença ? Eu tenho esse hábito e ele está aumentando e estou com receio, pois eu falo sozinha sem perceber, qual especialista cuida dessa área, eu gostaria de marcar uma consulta.
Há necessidade de uma avaliação médica dos motivos de você estar falando sozinho. Em boa parte dos pacientes este comportamento pode estar relacionado outros sintomas como alucinações auditivas, o que leva o paciente a conversar ou discutir com vozes que surgem.
Estas percepções merecem cuidados imediatos e uma avaliação médica é o melhor caminho para iniciar o tratamento.

O fato de conversar sozinho pode estar relacionado a alguma demanda reprimida que, ao cair no monólogo, se satisfaz por si próprio. Caso esteja aumentando a frequência a ponto de lhe trazer algum desconforto, uma ajuda profissional poderá lhe ser de grande proveito. A escuta psicanalítica pode e muito lhe fazer entender por que te inquietas tanto ao conversar consigo próprio, uma vez que ao falar junto a uma outra pessoa, poderás aliviar suas angústias de uma forma a dar um destino mais proveitoso para a mesma.
Falar sozinho (solilóquio) é um comportamento que pode aumentar de frequência em algumas situações, como sob estresse ou ansiedade. No entanto não depende da existência de outros transtornos para que essa fala surja, como um comportamento impulsivo/difícil de controlar. Se é algo que causa incômodo, por quaisquer motivos, pode-se aprender a identificar o padrão de ocorrência dessas falas e o que as mantém ocorrendo, para então intervir sobre ela. O mais indicado seria psicoterapia comportamental, que pode atuar diretamente sobre esse padrão de comportamentos num primeiro momento, mas sem impedir de aprofundar a análise até chegar a causas que podem não estar claras no momento inicial.
Não necessariamente é uma doença. Esse hábito pode ocorrer em diversas situações e ficam mais evidentes em momentos de maior ansiedade. Se estiver como um fenômeno isolado não há problema.
Se estiver associado a angustia, preocupações excessivas com o futuro, pensamentos negativos, alterações do sono e do apetite, um especialista deve ser consultado.
Outras vezes ocorre quando as pessoas ouvem vozes e respondem a elas e neste caso se trata de um problema e um psiquiatra deve ser consultado.
Procure por um médico psiquiatra para investigar e chegar a um diagnóstico pois é de sua competência, se necessário faça também uma psicoterapia!
Abraços
Primeiro deve procurar um psiquiatra, em seguida o acompanhamento de um psicologo para auxilio no tratamento.
Abs
Saber que está falando "sozinha" mostra que existe crítica em relação ao comportamento, o que exclui a possibilidade de psicose. É importante entender a motivação deste "falar sozinha". Seria hábito, a maneira de aliviar a tensão, a tentativa de resolver algum problema ou de elaborar alguma angústia, o ensaio de alguma situação ou simplesmente a necessidade de falar e a ausência de alguém com quem conversar? Assim, falar sozinha pode ser algo normal, reativo ou não. A pessoa pode estar (ou ser) inquieta mentalmente, seja por hiperatividade, por ansiedade ou por um episódio de aceleração psíquica. A questão é que, como você está demonstrando preocupação e constatou que a frequência está bem maior que a habitual, é recomendável avaliar o que tem levado você a estar mais preocupada (perfil comportamental, história de vida, possíveis estressores e histórico familiar). Falar sozinha pode ser comparado ao ato de chorar; assim, pode estar ou não relacionado a um sintoma psiquiátrico.
Concordo com Dr Douglas, realmente o habito de falar sozinho, quando fato isolado, não é indicativo de doença. No entanto, convém estar atenta à frequência com que esse comportamento esteja ocorrendo e quais outros sintomas estejam presentes concomitantemente. Nesse sentido, sugiro a procura de uma profissional da área de saúde,
Bom dia!

Estou de acordo com os colegas acima, porém acredito que parece um quadro relacionado a ansiedade, pois estes momentos que aumentam o padrão de comportamentos parece corresponder a comportamento de esquiva, no entanto, o profissional que avaliar seja o psicólogo ou psiquiatra deverá ter muito cuidado, caso este comportamento esteja prejudicando as áreas de sua vida, cabe este identificar a possibilidade de fazer um trabalho multidisciplinar ou não.