O frisium engorda? O meu médico mandou tomá-lo, um comprimido à noite, junto com o fluxtar sr, pois

3 respostas
O frisium engorda? O meu médico mandou tomá-lo, um comprimido à noite, junto com o fluxtar sr, pois estou com insônia, mas não queria engordar. Grata.
O Frisium* (clobazam) e o Fluxtar* (bromazepam) são medicações para ansiedade e, eventualmente, alguns médicos prescrevem para insônia. Em alguns casos, o clobazam é utilizado também para crises epilépticas. Seu uso para insônia, pelas diretrizes mais modernas, em geral não deve ultrapassar duas semanas, devido aos riscos de efeitos colaterais como aumento da incidência de quedas, piora do tempo de reação em situações como dirigir veículos e efeitos negativos sobre a memória. Quando há insônia, deve-se investigar a causa e tratá-la e, quando não se encontra uma causa clínica ou psiquiátrica, técnicas cognitivo-comportamentais e de restrição de sono, orientadas por profissionais experientes nestas abordagens, frequentemente permitem tratar a insônia sem requerer medicações. Também geralmente não se usam dois benzodiazepínicos (grupo ao qual pertencem tanto o clobazam quanto o bromazepam) ao mesmo tempo. Logicamente, estas são informações gerais e casos particulares devem ser avaliados pessoalmente e são de responsabilidade do médico prescritor que os avaliou. Quanto a riscos de aumento de peso, apesar de alguns pacientes se queixarem, não há provas cientificas de que estas medicações levem a este problema - ou seja, é possível que as pessoas que aumentam de peso o façam por outros motivos e, apenas por coincidência, o problema ocorre durante o uso destas medicações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na verdade, no último congresso brasileiro de Sono, foram apresentados estudos (sendo um que avaliou mais de 40 mil pacientes no Reino Unido)onde não foi comprovada a relação entre uso de benzodiazepinicos e demência . Acredita-se que haja uma causa anterior , como um transtorno de ansiedade que por se apresentar anos antes do quadro cognitivo acaba sendo tratado com benzodiazepinicos , e no futuro desenvolve um quadro demencial .
Sem dúvida este assunto ainda será muito debatido cientificamente .
MAs não podemos mais afirmar que os Benzos causam demência. Mas isso não quer dizer que vamos prescrever indiscriminadamente a medicação . É importante lembrarmos que o tratamento padrão ouro da insônia não eh medicamentoso e sim a TCC, que reúne conceitos de higiene do sono, restrição do tempo no leito, redução de estímulos , trabalha pensamentos -crenças distorcidas em relação ao sono, dentre outros aspectos .
Te orientaria a procurar um especialista em Sono!
Vale ressaltar dois aspectos importantes no seu comentário:
1)Frisium e Fluxtar não são medicações recomendadas para tratamento de insônia. Existem outras opções mais seguras para essa finalidade.
2)Insônia está associado ao ganho de peso em alguns pacientes pela desregulação do eixo leptina - incretinas , que são os hormônios envolvidos no controle do apetite e ganho de peso, entre outro fatores.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Frisium
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.