O fato de uma pessoa ter medo de enlouquecer ou ficar esquizofrenico por exemplo, afasta tal possibi

8 respostas
O fato de uma pessoa ter medo de enlouquecer ou ficar esquizofrenico por exemplo, afasta tal possibilidade?
Olá. Não afasta a idéia é pode gerar muitos outros sinais que podem agravar o quadro
O sofrimento mental existe e as pessoas apresentam mais medo deles do que se submeter a um procedimento cirúrgico.
O sofrimento mental se não tem cura, tem controle e direcionamento, através do processo psicológico e psiquiátrico.
Não pode é ficar escondendo ou ficar sozinho, acreditando que se ignorar o medo vai passaram e levar consigo o sofrimento. Isto não é verdade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não, não afasta a possibilidade e pode gerar consequências emocionais e neuropsiquiátricas importantes como por exemplo quadro de ansiedade e outros. Sugiro que você procure uma psicoterapia (com psicólogo) ou análise (psicanalista). Trabalho com a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) mas penso que a melhor abordagem é aquela com a qual o cliente se adapta. Suas questões são muito importantes e não devem ser deixadas de lado e sim elaboradas por você, via profissional, para que tenha qualidade de vida. Abraço.
Olá, a esquizofrenia tem questões genéticas envolvidas para o seu desenvolvimento. O medo de desenvolver esta doença pode afetar o dia a dia sim, trazendo consequências negativas e comportamentos prejudiciais, é importante investigar o motivo associado a este medo.
Olá! O medo é uma forma de reagir a algo que o organismo sente como ameaça. "Enlouquecer" ou "ficar esquizofrênico" podem ser lidos como ameaças à saúde mental, mas sentir medo de que isso aconteça não faz com que essas possibilidades não ocorram.
Para efetivamente evitar isso, é necessário entender o que está por trás desse medo. Doenças mentais não são sentenças de morte; elas precisam de tratamento, mas com o acompanhamento correto e o interesse do paciente é possível levar uma vida saudável e produtiva.
Tente também pensar no seguinte: o que em sua rotina está te afetando e te levando a pensar que pode perder a sanidade mental? Um psicólogo pode te ajudar nesse ponto e, se for necessário medicamentos, o profissional te encaminhará também para um psiquiatra.
Espero ter ajudado, boa sorte!
O seu relato foi bastante breve mas pensei nos motivos para tanto medo. A esquizofrenia é algo sério e complexo. Geralmente tem início dos sintomas precocemente, baseados em predisposição genética, falhas ambientais, drogadição, traumas severos...
Uma série de fatores levam a esquizofrenia então se tudo correu bem até uma idade avançada é difícil que se torne esquizofrênico. O medo em si não afasta essa possibilidade, mas é algo importante que pode ser trabalhado com um psicanalista, afinal por que esse medo?
Busque ajuda de um profissional da área psi
Ola, o medo não contribui muito nesses casos, Alias o medo é um sentimento paralisante e que provoca muito isolamento social. Estamos falando de medo intenso.
Existem outras coisas que voce poe fazer para não ter problemas mentais.
O auto conhecimento voce lhe ajudar muito.
Olá! O indivíduo não adquire doenças congênitas ou hereditárias. Nasce e se desenvolve. Quem nasce saudável adquire neuroses, transtornos etc, a patologia social ou por drogas e a degeneração do caráter podendo até gerar degeneração fisiológica mas por uso de drogas. Procure por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e bem!
O pensamento ou o sentir medo não afasta essas possibilidades. Chama-me a atenção, na verdade, o que te faz pensar que você possa ficar louco ou esquizofrênico e se isso é algo que lhe ocorre constantemente. Se a resposta for sim, recomendo que procure um psicólogo ou psicanalista para que possa tratar desse medo de modo mais operacional. Em outras palavras, esses profissionais podem te ajudar a encontrar meios de lidar com esse medo e de criar situações mais eficientes de enfrentar situações angustiantes.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Tânia Márcia Leão

Tânia Márcia Leão

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 250 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.