O excesso de vitamina B pode ocasionar algum problema nos rins ou outro qualquer?

5 respostas
O excesso de vitamina B pode ocasionar algum problema nos rins ou outro qualquer?
Por ser uma vitamina hidrossolúvel, dificilmente haverá um excesso que causará riscos para a saúde, uma vez que vitaminas hidrossolúveis são liberadas pela urina, fezes e transpiração.
Excessos orais da vitamina só ocorrem caso o paciente realize ingestão em quantidades muito elevadas, por exemplo 100x mais do que o recomendado, o que é muito difícil de acontecer através da alimentação.
Alguns sinais de excesso seriam dores de cabeça, convulsões, fraqueza muscular, arritmia cardíaca, reações alérgicas, rubor na pele, neuropatias. Porém esses achados são mais comumente encontrados em superdosagens por vias parenterais.

Lembrando que o excesso de vitaminas não traz efeitos positivos para o paciente, o ideal é adequar a quantidade de vitaminas de acordo com a real necessidade do paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A primeira respsta está bem completa, do dr . Arthur MAciel; por ser uma vitamina Hidrossolúvel, diferentemente das vitaminas Lipossolúveis, o excesso, se consumir bastante liquidos, é facilmente excretado pela urina. Eu realmente prescrevo muito complexo B, porque dificilmente a pessoa consegue suprir todas as vitaminas do complexo B, a menos que consuma arroz integral ou levedura de cerveja, todos os dias, e vitaminas do complexo B são essenciais pra memória, disposição, bem estar neurológico e até emocional da pessoa; dificilmente ocorre um excesso, a não ser que a pessoa consuma super dosagens, muito além da RDA diária.
Ola, o excesso de vitamina sempre é prejudicial, mesmo sendo hidrossolúvel. Cada vitamina tem sua especificidade e algumas podem ser tóxicas quando em excesso, além de alterar o metabolismo e exigir muita ação do fígado. Convém equilíbrio na suplementação.
Sim, o excesso de vitamina B pode ocasionar problemas de saúde, incluindo afetar os rins ou outros órgãos. As vitaminas do complexo B são solúveis em água, o que significa que o excesso é geralmente eliminado através da urina. No entanto, altas doses de suplementos de vitaminas do complexo B podem causar efeitos colaterais indesejados.

Vitaminas do complexo B incluem várias vitaminas, como B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B7 (biotina), B9 (ácido fólico) e B12 (cobalamina).

Aqui estão alguns possíveis problemas que o excesso de vitamina B pode causar:

Toxicidade: Em doses muito altas, algumas vitaminas do complexo B podem causar toxicidade. Isso pode variar dependendo da vitamina específica e da dose.

Desconfortos digestivos: O excesso de algumas vitaminas do complexo B pode causar desconfortos gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarreia.

Má absorção de outras vitaminas: O consumo excessivo de certas vitaminas B pode interferir na absorção de outras vitaminas e minerais.

Problemas renais: O consumo excessivo de certas vitaminas B pode causar acúmulo de compostos que podem sobrecarregar os rins.

É importante lembrar que, em geral, uma dieta equilibrada e variada deve fornecer todas as vitaminas necessárias para a maioria das pessoas. A suplementação de vitaminas deve ser feita com orientação médica ou de um profissional de saúde, especialmente quando doses mais altas são necessárias ou quando existe uma deficiência comprovada.

Se você estiver considerando a suplementação de vitaminas do complexo B, é sempre recomendável conversar com um médico ou nutricionista para determinar se é realmente necessário e para evitar riscos de toxicidade ou efeitos colaterais indesejados.
O excesso de vitamina B12 raramente causa problemas nos rins em pessoas saudáveis, uma vez que o corpo geralmente excreta o excesso de vitamina B12 pela urina. No entanto, em casos raros, o consumo excessivo de vitamina B12 pode levar a problemas renais em pessoas que já têm doença renal pré-existente.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 159 perguntas sobre Citoneurin Drageas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.