O excesso de peso pode provocar hipertrofia cardíaca?

3 respostas
O excesso de peso pode provocar hipertrofia cardíaca?
Prezado (a), Hipertrofia miocárdica e Cardiomiopatia Hipertrófica representam duas situações não necessariamente análogas.
Sobre a pergunta formulada: Sim, o excesso de peso, normalmente leva a patamares de pressão arterial sistêmica mais elevada. Isto ocorre como um mecanismo adaptativo à necessidade de aumentar a força de ejeção, para levar mais sangue oxigenado ao corpo inteiro. Se este corpo fica maior, demanda mais sangue (geralmente ao tecido adiposo novo), e exige mais trabalho (e pressão) . Isto leva à hipertrofia, geralmente concêntrica , como adaptação.
Já a Miocardiopatia Hipertrófica geralmente é assimétrica (> no septo, com freqüência), e tem base genetica-familiar e envolve mais riscos ao longo da vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Qualquer situação com aumento continuado do trabalho cardíaco, pode promover um processo de remodelamento cardíaco, com aparecimento de hipertrofia e ou dilatação, dependendo do tipo de condição de sobrecarga imposta.
Pessoas com obesidade, apresentam frequentemente apnéia do sono, que agrava, ou deflaga hipertensão, criando fatores de sobrecarga cardíaca para o aparecimento de hipertrofia ventricular.
Compreendo sua preocupação em relação ao impacto do excesso de peso na saúde do coração. O excesso de peso pode, sim, levar ao desenvolvimento de hipertrofia cardíaca, mas é importante entender que hipertrofia miocárdica e cardiomiopatia hipertrófica são condições diferentes.

A hipertrofia cardíaca é uma resposta adaptativa do coração a situações em que ele precisa trabalhar mais para bombear sangue para todo o corpo. Quando uma pessoa está acima do peso, o corpo demanda mais sangue, especialmente para nutrir o tecido adiposo adicional. Esse aumento na demanda faz com que o coração precise exercer mais força, elevando a pressão arterial e, com o tempo, levando ao espessamento das paredes do coração, o que chamamos de hipertrofia miocárdica. Esse tipo de hipertrofia geralmente é concêntrica, ou seja, afeta de maneira uniforme as paredes do coração.

Por outro lado, a cardiomiopatia hipertrófica é uma condição genética, muitas vezes hereditária, que causa um espessamento assimétrico do músculo cardíaco, com maior frequência no septo (a parede que separa os lados esquerdo e direito do coração). Essa condição carrega riscos maiores ao longo da vida e requer um acompanhamento médico rigoroso.

Além do excesso de peso, outras condições como apneia do sono, comum em pessoas obesas, podem agravar ou desencadear hipertensão, aumentando ainda mais a carga de trabalho do coração e contribuindo para o desenvolvimento de hipertrofia ventricular.

Recomendo que você consulte um cardiologista para uma avaliação completa, especialmente se houver preocupação com hipertrofia ou outras condições cardíacas. Uma teleconsulta pode ser uma ótima maneira de iniciar esse acompanhamento, proporcionando um atendimento seguro e conveniente. Na plataforma Doctoralia, você pode escolher médicos com alta aprovação dos pacientes, garantindo um cuidado de qualidade.

A telemedicina, especialmente em tempos de doenças infecciosas como COVID-19 e Monkeypox, oferece uma maneira prática de cuidar da sua saúde sem sair de casa. Se precisar de mais orientações ou quiser discutir sua situação em detalhes, estarei disponível para uma teleconsulta. Basta clicar no meu perfil na plataforma para agendar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Hermes Fernandes

Hermes Fernandes

Cardiologista

João Pessoa

Demostenes Batista Veras Filho

Demostenes Batista Veras Filho

Cardiologista

Caruaru

Italo Kumamoto

Italo Kumamoto

Cardiologista, Médico clínico geral

João Pessoa

Fernanda Sanches Aguera Grochocki

Fernanda Sanches Aguera Grochocki

Cardiologista

Curitiba

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Renata Pereira Mauro

Renata Pereira Mauro

Cardiologista

Vinhedo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Cardiomiopatia Hipertrófica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.