O exame que detecta anticorpos hiv, é 100% seguro depois do período da janela imunológica? Ou é

2 respostas
O exame que detecta anticorpos hiv, é 100% seguro depois do período da janela imunológica? Ou é necessário um pcr pra não restar dúvidas?
O teste sorológico após a janela imunológica é o mais adequado para o diagnóstico do Vírus, fazendo o diagnóstico até mesmo naquelas pessoas que são controladores de elite, nas quais o PCR-HIV seria negativo, pois estas pessoas não possuem vírus circulando no sangue, mesmo sem tratamento.
Agora, um teste positivo (reagente) precisa de uma confirmação diagnóstica pois pode ser um falso positivo. Nesse caso pode-se realizar o PCR HIV ou contagem de carga viral como confirmatório ou um test sorológico como o WB na suspeita de ser um controlador de elite.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A questão a ser respondida é a seguinte: atualmente com os testes sorológicos de quarta geração, após um contato de risco cada vez mais o tempo para positivação ou não do teste vem se encurtanto. Ou seja um Elisa (sangue) por volta do 25 dia já demonstra se houve ou não contaminação do indivíduo. Se no caso o teste Elisa vier positivo, deve ser repetido uma segunda amostra, se novamente positivo, a técnica de Westrn Blot deve ser realizada para confirmação. Segundo as próprias recomentações do Ministério da Saúde. A utilização da PCR (Reação da Polimerase em cadeia) NÃO deve ser utilizada de rotina para diagnóstico de possível contaminação, especialmente nos pacientes que estão utilizando a profilaxia pós-exposição pois ela irá dar negativa. E da mesma forma NÃO deve e não há necessidade de confirmação de negatividade ou positividade após o uso dos ELIS de quarta geração.

Especialistas

Ariane Melaré Ramos dos Santos

Ariane Melaré Ramos dos Santos

Infectologista

São Paulo

Breno Matos

Breno Matos

Infectologista

Fortaleza

Drielly Castilho Gitti

Drielly Castilho Gitti

Infectologista

São Paulo

Eduardo Almeida de Souza Minuzzo

Eduardo Almeida de Souza Minuzzo

Infectologista, Intensivista

Frederico Westphalen

Thaluama Saccochi Cardin

Thaluama Saccochi Cardin

Infectologista pediátrico

São Paulo

Manuel Renato R. Palacios

Manuel Renato R. Palacios

Infectologista

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6024 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.