o estresse crônico realmente existe? se sim, ele se manifesta pela síndrome de Burnout?
2
respostas
o estresse crônico realmente existe? se sim, ele se manifesta pela síndrome de Burnout?
"Crônico" em Medicina significa única e exclusivamente algo de duração prolongada. Assim, se o estresse for prolongado, ele será chamado de "crônico". O que ocorre é que as consequências do estresse de curta duração e os de duração prolongada podem ser diferentes para o organismo. Por exemplo, situações de estresse breve aumentam a atividade da adrenalina e as prolongadas aumentam mais o cortisol, ambos hormônios das suprarrenais. As consequências de cada processo têm diferenças, complexas demais para serem expostas aqui. Quanto à "síndrome de burnout" (com letra minúscula, pois não é nome de ninguém nem de localidade, significando simplesmente algo que foi "queimado" até o combustível se esgotar, daí a tradução para o Português ser "síndrome de esgotamento"), não se trata de uma doença propriamente dita, porém de um conjunto de sintomas envolvendo, em geral, ansiedade, angústia, fadiga fácil, irritabilidade e eventuais sintomas depressivos. Ela é consequência de uma interação entre predisposição individual e um ambiente que gera um estresse prolongado como, por exemplo, condições de trabalho inadequadas, conflitos interpessoais frequentes, excesso de responsabilidades e excesso de horas de trabalho (ou estudo).
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O Burnout geralmente está relacionado ao trabalho, inclusive pode ser consequência de um estresse excessivo. Porém "estresse crônico" pode estar relacionado a qualquer parâmetro da sua vida.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Em situações de estresse, ou de muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, pode ocorrer de deixar o ouvido meio surdo por uns segundos?
- O que pode ser quando a pessoa é multitarefa e o pensamento não fica parado em nenhum momento (exceto quando estou dormindo)? Por exemplo, eu mal acordo de manhã e já estou pensando em pelo menos umas 3 coisas diferentes contra a minha vontade. Além disso, raramente consigo fazer 1 coisa de cada vez,…
- Existe queda de plaqueta constantemente por motivos de estresses emocionais?
- Uma crise de estresse pode afetar o ciclo menstrual? De que formas?
- Gostaria de saber se estresse, preocupação excessiva, ansiedade fazem a pálpebra cair e depois voltar ao normal.
- Gostaria de saber se o estresse afeta no exame do coração, pulmão, fígado e outros
- Estresse pode causar vômito, dor de cabeça e fraqueza no corpo? Tive uma discussão e depois fiquei com esses sintomas.
- A ansiedade demasiada pode aumentar os leucócitos no sangue?
- O que seria baixa na imunidade? Queria saber se essa baixa é baixa de plaquetas?
- Eu tenho uma filha de 15 anos, ela é muito estressada, não pode falar nada que já responde com um tom de voz muito alta ,pode ser na presença de qualquer pessoa, qual profissional devo procurar ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 55 perguntas sobre Estresse
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.