o estresse crônico realmente existe? se sim, ele se manifesta pela síndrome de Burnout?

2 respostas
o estresse crônico realmente existe? se sim, ele se manifesta pela síndrome de Burnout?
"Crônico" em Medicina significa única e exclusivamente algo de duração prolongada. Assim, se o estresse for prolongado, ele será chamado de "crônico". O que ocorre é que as consequências do estresse de curta duração e os de duração prolongada podem ser diferentes para o organismo. Por exemplo, situações de estresse breve aumentam a atividade da adrenalina e as prolongadas aumentam mais o cortisol, ambos hormônios das suprarrenais. As consequências de cada processo têm diferenças, complexas demais para serem expostas aqui. Quanto à "síndrome de burnout" (com letra minúscula, pois não é nome de ninguém nem de localidade, significando simplesmente algo que foi "queimado" até o combustível se esgotar, daí a tradução para o Português ser "síndrome de esgotamento"), não se trata de uma doença propriamente dita, porém de um conjunto de sintomas envolvendo, em geral, ansiedade, angústia, fadiga fácil, irritabilidade e eventuais sintomas depressivos. Ela é consequência de uma interação entre predisposição individual e um ambiente que gera um estresse prolongado como, por exemplo, condições de trabalho inadequadas, conflitos interpessoais frequentes, excesso de responsabilidades e excesso de horas de trabalho (ou estudo).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Burnout geralmente está relacionado ao trabalho, inclusive pode ser consequência de um estresse excessivo. Porém "estresse crônico" pode estar relacionado a qualquer parâmetro da sua vida.

Especialistas

Adriane Magalhães

Adriane Magalhães

Psicólogo, Psicopedagogo

São Paulo

Juliana Hartmann

Juliana Hartmann

Psicólogo

Curitiba

Bruno Mendonça Coêlho

Bruno Mendonça Coêlho

Psiquiatra

São Paulo

Davi Felman

Davi Felman

Psicólogo

Rio de Janeiro

Jacqueline Nunes

Jacqueline Nunes

Psicólogo

Curitiba

Alyne Marciano Morais Gouveia

Alyne Marciano Morais Gouveia

Psicólogo, Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 55 perguntas sobre Estresse
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.