O escitalopram pode demorar a agir para tirar a pessoa de uma certa lentificação ou apatia? Comecei

4 respostas
O escitalopram pode demorar a agir para tirar a pessoa de uma certa lentificação ou apatia? Comecei 10 mg por 60 dias e agora 15 mg por 15 dias, pela manhã. O humor melhorou, mas continuo lento, apático, sem aquela vontade pro trabalho e para as atividades fora de casa. E ainda com dificuldade de adormecer. É normal?
Você está em ajuste medicamentoso, então é normal que permaneça com alguns sintomas por alguns dias após a mudança de dose. Mantenha o acompanhamento psiquiátrico e siga as orientações do seu médico, pois ele vai fazer as alterações necessárias conforme o seu caso. Válido lembrar que quadros de depressão apresentam melhora mais significativa quando há também o tratamento não farmacológico associado, especialmente psicoterapia e atividade física frequente (pelo menos 3 vezes por semana). Estimo melhoras! Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, boa tarde. O tratamento psiquiátrico costuma ser mais lento do que os demais tratamentos em saúde, para se obter uma resposta significativa. É importante manter o acompanhamento psiquiátrico para que o seu psiquiatra observe se há uma melhora progressiva e se há necessidade de ajuste de dose ou modificações no tratamento. Também, como o outro colega citou, é importante manter atividade física regular, boa alimentação e psicoterapia! Melhoras
Olá! O tratamento psiquiatrico geralmente é um tratamento progressivo e cada ajuste podemos ir percebendo um pouco de melhora do quadro. Para isso precisa-se de um acompanhamento continuo e procurar algumas mudanças de estilo de vida para melhora do quadro, como alimentação, atividade fisica e a psicoterapia.
Boa tarde. A medicação antidepressiva demora a fazer efeito sim, contudo, como você já tem algum tempo de uso, em dose adequada, sugiro que você converse com seu médico sobre o seu sintoma, para esclarecer se é um efeito colateral da medicação (o que pode acontecer), ou se é o fato de que a medicação não alcançou toda a melhora desejada.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 808 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.