O Escitalopram diminui mesmo a libido nas mulheres?

3 respostas
O Escitalopram diminui mesmo a libido nas mulheres?
Os antidepressivos ISRS, como o escitalopram, podem reduzir a libido, assim como os duais e os triciclicos. Também são usados para tratar ejaculação precoce e impulso sexual excessivo. Após 2 ou 3 meses, pode haver melhora deste efeito colateral, o que é relacionado à dose e sensibilidade individual. Se não houver melhora, pode ser associado trazodona ou bupropiona. A trazodona melhora a insônia e a ansiedade, a bupropiona pode melhorar a sensação de fadiga e de indiferença relacionados aos ISRS, além de potencializar o efeito antidepressivo, tb reduz a fome e a sonolência, aumenta a atenção e reduz a impulsividade. É preciso diferenciar entre a redução da libido que a própria depressão pode causar e a redução da libido pelo ISRS, e lembrar que a função sexual é algo complexo, ligada ao aprendizado e a circunstâncias da vida, o que inclui fatores culturais, emocionais e relacionais. Psicoterapia também pode ajudar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pode diminuir a libido tanto em homens como em mulheres.
Os antidepressivos em geral, salvo muito poucas exceções, levam a diminuição de libido em ambos os sexos. Convêm verificar como estava a libido antes da medicação, se não existem outro fatores associados levando ao problema: baixa autoestima, o próprio transtorno a se tratado, as condições do relacionamento,etc.
Após o esclarecimento das possíveis causas da baixa libido, se a medicação estiver interferindo demais, pode-se pensar em substituição ou associação com outros antidepressivos, que a literatura associa com menor interferência na libido, ou ainda na melhora da mesma.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 808 perguntas sobre Lexapro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.