O escitalopram afeta a respiração? Quem tem asma pode tomar ele?

2 respostas
O escitalopram afeta a respiração? Quem tem asma pode tomar ele?
Ola, a princípio não entendi oque você quis dizer com afetar a respiração, mas pensando ser a pergunta sobre a piora dos sintomas da asma, como a dispneia/falta de ar, por conta do uso do escitalopram, não é previsto que a medicação piore a Asma em si, oque ocorre é que muitas vezes os sintomas da asma e de transtornos ansiosos podem ser confundidos, visto que a ansiedade exacerbada também ocasiona sensação de falta de ar, por ex. Mas essas duas patologias tem causas e tratamentos diferentes. Em geral o escitalopram quando usado para tratamento de quadros ansiosos, irá melhorar essa sensação de falta de ar, visto que trata a ansiedade, ja na asma não terá efeito pois o tratamento da mesma deve ser feito com outras medicações específicas. Outra situação é que no início do uso do escitalopram ou outros antidepressivos que também tratam a ansiedade, existe a possibilidade de uma piora inicial e temporária dos sintomas ansiosos, inclusive a falta de ar, como uma reação de adaptação do organismo à medicação. Esses efeitos em geral duram poucos dias e serão substituídos pelos efeitos terapêuticos da medicação com melhora do quadro ansioso e seus sintomas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! O escitalopram não afeta a respiração, muito pelo contrário, porque caso seja o distúrbio respiratório devido ansiedade (emocional) vai melhorar tal sintoma a partir do vigésimo dia do uso contínuo de sua dosagem mínima (10 mg dia), caso não melhore totalmente seu médico poderá aumentar mais um pouco a dosagem e se não melhorar nada trocar de antidepressivo a partir do trigésimo dia. Em relação à asma, suas vítimas pode tomá-lo com segurança, porque não vai melhorar e nem piorar tal morbidade.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2155 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.