O escitalopram 15mg é considerado relativamente seguro durante a gestação?
2
respostas
O escitalopram 15mg é considerado relativamente seguro durante a gestação?
Como a maioria das medicações psiquiátricas e grande parte das não psiquiátricas, o uso do escitalopram deve ser evitado, quando possível, durante a gravidez. Há riscos de malformações cardíacas no embrião, hipertensão pulmonar no feto e de aumento dos riscos de sangramento na mãe. No recém-nascido há riscos de alterações comportamentais. Também há medicações, como os antipsicóticos atípicos, que são consideradas de menor risco e, em alguns casos, podem substituir o uso de remédios como o escitalopram. Mas, os riscos de usar devem ser sempre comparados aos de não usar e e, como transtornos como a depressão podem ser muito graves e trazer grandes riscos para a mãe e para o bebê, há situações em que a opção melhor é manter o escitalopram, quando as pessoas fazem questão de engravidar.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não há pesquisas significativas que demonstrem que a molécula citada seja segura durante a gestação, o antidepressivo mais seguro continua sendo a Sertralina. Mas você e seu médico devem conversar sobre os riscos e benefícios de se continuar com esta medicação.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.