O eletroencefalograma da pra detectar tumor, ou pelo menos ter uma noção de que haja possibilidade

3 respostas
O eletroencefalograma da pra detectar tumor, ou pelo menos ter uma noção de que haja possibilidade de tumor ?
O eletroencefalograma (EEG) é um exame de diagnóstico que registra a atividade elétrica do cérebro, Normalmente é utilizado para identificar alterações neurológicas, como convulsões ou episódios de alteração da consciência. Ele é feito através da fixação de pequenas placas de metal no couro cabeludo, chamadas de eletrodos, que estão ligadas a um computador que registra as ondas elétricas produzidas pelo cérebro, é muito utilizado por não causar dor. Dentro as doenças que podem ser detectadas cito abaixo:
-As Epilepsias.
-Alterações da atividade cerebral;
-Detecção de processos inflamatórios ou intoxicações cerebrais associados ou não a crises epilepticas;
-Complemento da avaliação de pacientes com doenças cerebrais, como demência, ou doenças psiquiátricas;
-Observar e acompanhar o tratamento da epilepsia;
-Avaliação da morte encefálica.
Para lesões expansivas há outros métodos para diagnóstico Em caso de dúvida consulte um médico.Espero ter ajudado.

No passado, quando não existiam métodos de diagnóstico por imagem, como por exemplo a Tomografia do Crânio (TC), ou a Ressonância de Encéfalo (RM), o Eletroencefalograma (EEG) já foi usado na investigação da suspeita de tumores cerebrais. O princípio utilizado era a procura de certas anormalidades no EEG que poderiam ser causadas por lesões estruturais do sistema nervoso central. Os tumores são lesões estruturais, pois ao crescerem e ocuparem espaço dentro do crânio, comprimem e deslocam as estruturas que fazem parte do nosso cérebro. Entretanto, existe uma série de outros tipos de lesões que podem causar danos estruturais e levar às mesmas alterações no EEG. Ou seja, não dá para dizer apenas pelo EEG que a alteração vista seja causada por um tumor ou outro tipo de lesão. Com invenção da TC e da RM, o EEG perdeu o espaço no diagnóstico de tumores, mas pode ser útil no diagnóstico e tratamento das crises convulsivas e epilepsias que se desenvolvem por causa do tumor. Espero ter ajudado!
O eletroencefalograma é um exame de monitoramento não invasivo que registra atividade elétrica no cérebro. Nossos neurônios funcionam e se comunicam através de impulsos elétricos, certas condições como o tumor podem causar mudanças na atividade cerebral e serem registradas durante o exame. Entretanto o eletroencefalograma não é exame de escolha para diagnóstico de tumor. É necessário exame de imagem.
Procure seu neurologista de confiança para esclarecer todas as suas dúvidas.
Abraços.