O Donarem de 50 mg pode causar desconforto estomacal e irritação intestinal?

2 respostas
O Donarem de 50 mg pode causar desconforto estomacal e irritação intestinal?
"Desconforto estomacal" é uma expressão pouco clara e nem sempre que as pessoas falam em "estomacal", o problema está realmente ocorrendo no estômago. De qualquer forma, em relação a sintomas gastrintestinais, pode ocorrer que o Donaren* (trazodona) leve a náuseas, vômitos e constipação (intestino "preso"). Irritação do estômago pode ocorrer com muitos remédios, porém não é um efeito típico da trazodona. Fale com seu psiquiatra ou consulte um gastrenterologista.

Donarem é uma marca de diclofenaco sódico, um anti-inflamatório não esteroidal (AINE) usado para tratar dor e inflamação. Como outros AINEs, o diclofenaco pode causar efeitos colaterais gastrointestinais em algumas pessoas. Aqui estão algumas considerações sobre os efeitos gastrointestinais associados ao uso de diclofenaco:

Possíveis Efeitos Gastrointestinais:

Desconforto Estomacal: É comum que AINEs, incluindo o diclofenaco, causem desconforto estomacal, que pode se manifestar como dor, queimação ou sensação de indigestão.

Irritação Intestinal: O diclofenaco pode irritar o revestimento do estômago e do intestino, levando a sintomas como náuseas, diarreia ou constipação.

Risco de Úlceras: O uso prolongado ou em altas doses de AINEs pode aumentar o risco de desenvolver úlceras gástricas ou intestinais, especialmente em pessoas com histórico de problemas gastrointestinais.

Recomendações:

Tomar com Alimentos: Para minimizar o desconforto estomacal, é aconselhável tomar o diclofenaco com alimentos ou leite.

Uso de Protetores Gástricos: Em alguns casos, seu médico pode recomendar o uso de um protetor gástrico, como um inibidor da bomba de prótons (IBP), para proteger o revestimento do estômago.

Monitoramento dos Sintomas: Se você experimentar sintomas gastrointestinais persistentes ou graves, como dor intensa, sangue nas fezes ou vômito, é importante procurar atendimento médico imediatamente.

Consulta Médica: Discuta qualquer preocupação com seu médico, especialmente se você tiver histórico de problemas gastrointestinais ou estiver tomando outros medicamentos que possam interagir com o diclofenaco.

Se os efeitos colaterais gastrointestinais forem preocupantes, seu médico poderá ajustar a dose ou considerar alternativas de tratamento que sejam mais adequadas às suas necessidades.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 500