O diclofenaco de sódio não é recomendado para uma pessoa com hipertenso alta? E o diclofenaco de pot

2 respostas
O diclofenaco de sódio não é recomendado para uma pessoa com hipertenso alta? E o diclofenaco de potássio não é recomendado para pessoas com doenças cardíacas?
Olá! O diclofenaco em ambas apresentações tem efeitos nocivos ao sistema cardiovascular, e deve ser utilizado apenas ocasionalmente e evitado em pacientes já predispostos ou doentes desses sistema. A apresentação sódica ou potássica tem influência menor, o fármaco em si é mais relevante nesse caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O uso de anti-inflamatórios não hormonais (AINHs) por pacientes hipertensos ou com problemas cardíacos apresenta certos riscos que devem ser considerados. Principalmente os efeitos adversos nos rins: O uso prolongado e o uso em doses elevadas de AINHs podem levar a danos nos rins, resultando em diminuição da função renal. Isso pode ser particularmente preocupante para pacientes com problemas cardíacos, pois a função renal comprometida pode afetar negativamente a saúde cardiovascular.
Aumento do risco de eventos cardiovasculares: Alguns estudos sugerem que o uso de certos AINHs, como o diclofenaco e o celecoxib, pode estar associado a um aumento do risco de eventos cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Isso é especialmente relevante para pacientes com problemas cardíacos preexistentes.
É importante ressaltar que nem todos os AINHs têm o mesmo perfil de risco cardiovascular. Alguns medicamentos, como o acetaminofeno (paracetamol), geralmente são considerados mais seguros para pacientes com hipertensão ou problemas cardíacos. No entanto, é fundamental consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento com AINHs, especialmente se você tiver uma condição cardíaca preexistente.
Se você é hipertenso ou tem problemas cardíacos, seu médico poderá avaliar seu perfil de risco individual, considerar outras condições de saúde que você possa ter e recomendar a melhor abordagem de tratamento para você.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.